Cultura

Autor de jingle de verão da Aratu, Edu Casanova fala sobre relação com Cacique Raoni

Música "Cabelo Raspadinho", sucesso na voz de Bell Marques, é composição de Edu e homenageia a liderança indígena

Por Juana Castro

Autor de jingle de verão da Aratu, Edu Casanova fala sobre relação com Cacique RaoniCréditos da foto: Edu Casanova e Cacique Raoni no estúdio Aratu On Folia, no Carnaval de 2020 | Foto: Bruno Brito para o Aratu On

O cantor e compositor Edu Casanova foi o convidado do programa Universo, da TV Aratu, desta terça-feira (9/1). Na atração, ele cantou o jingle da campanha de verão da emissora, do qual é um dos autores - junto com Duendy Primeiro e Doc B -, entre outros hits.


Edu é dono de grandes sucessos do Carnaval, como "Cabelo Raspadinho", sucesso na voz de Bell Marques, então vocalista da banda Chiclete com Banana. O que poucos sabem, no entanto, é que o trecho "eu quero ver o índio cantando, fumando o cachimbo da paz" é uma homenagem ao Cacique Raoni Metuktire, de 93 anos, com quem Casanova tem forte ligação - inclusive o trouxe para seu trio na folia de 2020, com direito à entrevista exclusiva ao Aratu On Folia.


O Aratu On, então, perguntou ao artista sobre a relação com o líder indígena. "Raoni ficou amigo da gente e continuo mantendo contato com ele", afirmou, acrescentando que é muito ligado às questões índigenas e trará, no Carnaval deste ano, representantes indígenas da Bahia em seu trio. "Vamos ter uma convidada especialíssima, além de Peter Doc B e Duendy".


"Quando a gente vê o 'índio', a gente vê a natureza viva. Todas essas questões e discussões estão ali, concentradas na imagem. Carnaval a gente não tem tempo de ficar segurando bandeira e ficar falando, mas a imagem dele já fala tudo isso. A gente vai para o início, pra quem tava aqui primeiro, pras questões da fauna e da flora", destacou.


"Carnaval vai ser isso. A gente vai cantar, dançar, homenagear, mas sem essa coisa de ficar parando pra falar, porque só a imagem traz essa dicussão", completou Edu, que acredita que os artistas precisam estar voltados às questões sociais.


E por falar nisso, no sábado de Carnaval (10/2), Casanova puxa o bloco independente "Me Deixe à Vontade", com a Associação Baiana dos Deficientes Físicos. "A ideia é resgatar autoestima e promover acessibilidade pra essa turma que, muitas vezes, não tem acesso ao Carnaval", falou. A concentração será às 17h.


PROJETOS


Para este ano de 2024, Edu Casanova lançou um projeto chamado "Afrobeach", também apresentado no programa Universo, nesta terça-feira. "Estamos trazendo essa coisa da música baiana, com eletrônico, DJ internacional (Doc B), rapper das comunidades (Duendy Primeiro). A gente tem que inovar, buscar e oferecer novidades pro Carnaval, pra nossa música que já é tão fervorosa e tem isso de abraçar os outros ritmos", disse.


O artista acredita a folia deste ano será linda, após uma fase "muito difícil". "Estamos começando um novo momento do mundo, pedindo paz... É isso que a gente vai fazer: oferecer arte, qualidade e pedindo união e paz", frisou.


Leia mais: TV Aratu celebra o Afrofuturismo na campanha do Aratu Folia 2024; confira


POLÊMICA


Em 2020, quando trouxe o Cacique Raoni, o Aratu On marcou presença na coletiva de impresa, no Museu Geológico da Bahia, no Corredor da Vitória, em Salvador, e perguntou o que a liderança Kayapó achava de quem se "fantasiava" de indígena.


Na época, a discussão "etnia não é fantasia" estava em alta, mas o cacique surpreendeu com a resposta:


"Assim como nós usamos miçangas e outros objetos que adiquirimos de vocês [...], quando eles se enfeitam como indígena é porque ele gosta, porque ele quer. Não é 'mal', não é por mal... É porque [a pessoa] quer ser assim, quer se enfeitar, adquirindo nossas coisas, nosso cocar. Usamos objetos de vocês, tambem. É uma troca. Ele fica contente, fica alegre".


Veja abaixo (vídeo gravado em 19/02/20):


https://youtu.be/_y7b_YuWEcQ

LEIA MAIS: 'Ele sabe reconhecer uma bela natureza', diz Ivete ao ser elogiada pelo cacique Raoni; vídeo


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.