Atriz de 'Emilia Pérez' pede apoio de Fernanda Torres após ataques nas redes sociais
O clima de rivalidade gerou uma onda de ataques nas redes sociais contra Gascón, com muitos brasileiros direcionando críticas à atriz e ao filme
Fonte: Bruna Castelo Branco
Antes do anúncio dos indicados ao Oscar 2025, o filme francês Emilia Pérez e sua protagonista, a atriz espanhola Karla Sofía Gascón, eram apontados como grandes rivais da produção brasileira Ainda Estou Aqui e da atriz Fernanda Torres na premiação. O clima de rivalidade gerou uma onda de ataques nas redes sociais contra Gascón, com muitos brasileiros direcionando críticas à atriz e ao filme.
+ 'Ainda Estou Aqui' é a primeira obra brasileira indicada ao Oscar de 'Melhor Filme'
+ 'Ainda Estou Aqui' é indicado ao Bafta 2025, versão britânica do Oscar
Em entrevista ao g1, durante sua passagem pelo Brasil para promover o longa, Gascón pediu apoio de Fernanda Torres. “Fernanda, por favor, um abraço. Te amo muito. Me ajuda com essa galera”, disse a atriz, com bom humor, apesar dos ataques que recebeu. Gascón, que agora se tornou a primeira atriz trans a concorrer ao Oscar, também celebrou o sucesso de seu filme, que lidera as indicações do ano, com 13 no total.
A atriz deixou claro que amar o Brasil não impede que as pessoas critiquem Emilia Pérez. | Foto: Divulgação
Entre as indicações, três delas competem diretamente com Ainda Estou Aqui, incluindo Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz, disputando com Fernanda Torres. Apesar disso, Gascón mostrou respeito pela produção brasileira e sua protagonista. “Eu adoro o Brasil. Acho que o público da internet não é o público de verdade. Emilia Pérez é um filme maravilhoso. Ainda Estou Aqui com certeza também é. Eu adoraria que Emilia Pérez fosse brasileira. Eu adoraria. Porque já senti o amor do público brasileiro quando fiz Rebelde. Um dos públicos mais maravilhosos que existem é o brasileiro”, afirmou.
Aos 52 anos, Gascón, que tem uma carreira consolidada nas novelas mexicanas, revelou sua admiração pelo Brasil, inclusive pelo futebol. Torcedora do Real Madrid, ela não hesitou em destacar Vinicius Jr. como o melhor jogador do mundo atualmente e expressou sua adoração por Endrick.
Contudo, a atriz deixou claro que amar o Brasil não impede que as pessoas critiquem Emilia Pérez ou comparem o filme com Ainda Estou Aqui.
“Meu amor pelo Brasil não impede que uma pessoa odeie Emilia Pérez ou faça essas comparações nas redes sociais com Fernanda Torres ou com o filme de vocês. Acho que merecem todo o reconhecimento. Fernanda e o filme e tudo isso. Mas, para mim, não é uma competição. Muito menos acho que seja bom que, para que seu filme seja relevante, tenha que diminuir os outros filmes ou trabalhos. Acho que isso fala mais de você e do seu trabalho que da outra pessoa”, declarou.
Emilia Pérez estreia nos cinemas brasileiros em 6 de fevereiro. | Foto: Divulgação
Gascón também comentou sobre a forma como tem sido atacada online. “Não vi nada de alguém de Emilia Pérez, ou que esteja elogiando o trabalho feito em Emilia Pérez, que diga que Fernanda Torres ou Ainda Estou Aqui é um filme ruim, ou que não merece os prêmios. Ao invés disso, eu tenho minhas redes sociais cheias de ‘Fernanda Torres é melhor que você’ e ‘você não merece’ e ‘Fernanda Torres tem que ganhar e você não’", lamentou.
Emilia Pérez estreia nos cinemas brasileiros em 6 de fevereiro. No filme, Gascón interpreta uma narcotraficante mexicana que busca a ajuda de uma advogada (Zoe Saldaña, também indicada ao Oscar) para completar sua transição de gênero e viver como a personagem do título.
Siga a gente no Insta, Facebook e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).