'Ainda Estou Aqui' é a primeira obra brasileira indicada a 'Melhor Filme'
Além disso, a atriz Fernanda Torres foi nomeada para "Melhor Atriz" por sua interpretação de Eunice Paiva
Fonte: Bruna Castelo Branco
A VIDA PRESTA! Pela primeira vez na história do Oscar, uma produção brasileira disputa o prêmio de Melhor Filme, principal categoria da premiação. O Brasil conquistou três indicações ao Oscar 2025, com destaque para o filme Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles. A produção foi indicada nas categorias de "Melhor Filme" e "Melhor Filme Internacional".
A lista de indicados foi divulgada nesta quinta-feira (23) pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. | Foto: Divulgação
Além disso, a atriz Fernanda Torres foi nomeada para "Melhor Atriz" por sua interpretação de Eunice Paiva, advogada e ativista dos direitos humanos, em uma história que remonta à ditadura militar brasileira.
A lista de indicados foi divulgada nesta quinta-feira (23) pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. A cerimônia de premiação acontece no dia 2 de março, no Dolby Theatre, em Hollywood. Confira, aqui, a lista completa de indicados.
As nomeações marcam o fim de um jejum de quase 26 anos do Brasil nas principais categorias do Oscar, desde a última participação do país em 1999. Naquele ano, Central do Brasil, também dirigido por Walter Salles, representou o Brasil na categoria de "Melhor Filme Estrangeiro" (atualmente chamada "Melhor Filme Internacional"). Na mesma edição, a atriz Fernanda Montenegro, mãe de Fernanda Torres, foi indicada a "Melhor Atriz", mas ambos não conquistaram o prêmio.
Ainda Estou Aqui é uma adaptação do livro autobiográfico de Marcelo Rubens Paiva, que narra a história de sua mãe, Eunice, durante a ditadura militar. A trama, ambientada em 1970, descreve a transformação radical na vida de Eunice, esposa de um importante político, após o desaparecimento de seu marido, capturado pelo regime militar.
A trama, ambientada em 1970, descreve a transformação radical na vida de Eunice, esposa de um importante político. | Foto: Divulgação
Globo de Ouro
O filme estreou em novembro de 2024 no Brasil, recebendo prêmios e elogios da crítica internacional. Em janeiro de 2025, Fernanda Torres venceu o Globo de Ouro na categoria "Melhor Atriz de Drama". Ainda Estou Aqui também foi indicado na premiação, mas perdeu para o filme francês Emilia Pérez.
Em seu discurso de agradecimento, Fernanda Torres exaltou o trabalho do diretor Walter Salles e dedicou o prêmio à sua mãe, Fernanda Montenegro, que também foi indicada ao Globo de Ouro há 25 anos por Central do Brasil.
“Eu quero agradecer ao Walter Salles, meu parceiro, meu amigo. Que história, Walter! E, é claro, eu quero dedicar esse prêmio à minha mãe. Vocês não têm ideia. Ela estava aqui há 25 anos. E isso é uma prova que a arte dura na vida. Esse é um filme que nos ajudou a pensar em como sobreviver em tempos como esses. Então, para a minha mãe, para a minha família, para o Andrucha, para o Selton, meus filhos. E para todos, muito obrigada ao Globo de Ouro, Michael Parker, Mara, tantas pessoas. Muito obrigada!”, finalizou.
Recentemente, em 15 de janeiro, a produção foi indicada ao Bafta, o Oscar britânico, na categoria "Melhor Filme em Língua não-Inglesa". A cerimônia do Bafta ocorrerá em 16 de fevereiro, em Londres.
Em janeiro de 2025, Fernanda Torres venceu o Globo de Ouro na categoria