AO VIVO Últimas Notícias
13/10/2023 09h05 | Atualizado em 13/10/2023 08h50

Museu de Arte de Simões Filho abre primeira exposição neste sábado (14); mostra traz fotos de Mãe Bernadete

Contemplado pelo Prêmio Museu é o Mundo, o MASF, que é um museu a céu aberto, recebe a mostra "Histórias simõesfilhenses - A lente generosa", do artista Diney Araújo

Museu de Arte de Simões Filho abre primeira exposição neste sábado (14); mostra traz fotos de Mãe Bernadete Foto: Diney Araújo/Divulgação/MASF
Da Redação

O Museu de Arte de Simões Filho (MASF), na Região Metropolitana de Salvador, inaugura a primeira exposição neste sábado (14/10). Contemplado pelo Prêmio Museu é o Mundo, o MASF, que é um museu a céu aberto, recebe a mostra “Histórias simõesfilhenses – A lente generosa”, do artista Diney Araújo. A abertura acontece às 14h, e as obras ficam disponíveis para a visitação pública até 2 de novembro. O acesso é gratuito.

Distribuída pelo primeiro e segundo pavilhões do espaço, a exposição apresenta um recorte dos registros que Diney faz de lugares, pessoas, eventos e movimentos culturais da cidade, além de imagens do teatro baiano, fruto de um trabalho realizado por ele há 15 anos.

Segundo o idealizador do MASF e curador da exposição, Augusto Leal, a seleção das imagens foi um grande desafio curatorial, já que a trajetória de Diney Araújo é bastante extensa.

“O percurso do artista simõesfilhense na fotografia é longo, diverso e forte. Generoso, sem nunca ter cobrado um real, Diney registra por décadas Simões Filho e suas principais manifestações culturais. Da mesma forma, é um dos fotógrafos de espetáculos teatrais baianos com mais peças no currículo”, destaca o curador.

Na exposição, o público vai conferir imagens da igreja do Dambe, de Dona Neide (conhecida como a vovó do trator), de Mãe Bernadete do Quilombo Pitanga de Palmares e do Pastor Edmilson, da Orquestra Cecbasa, entre outras personalidades e manifestações.

O MASF já está com outras duas exposições programadas: “Histórias simõesfilhense – O absurdo da existência”, do artista Luís Santos, que ocupa o espaço a partir de 4 de novembro; e “Histórias simõesfilhenses – O relicário da arte”, de Carla Vivian Mattos, que vai ser apresentada a partir de 2 de dezembro.

SERVIÇO:

Exposição ‘Histórias simõesfilhenses – A lente generosa’, de Diney Araújo
Quando: 14 de outubro, às 14h | Visitação aberta de 14 de outubro a 2 de novembro
Onde: Museu de Arte de Simões Filho (MASF) | Escadaria que liga a avenida Elmo Serejo Faria à rua Vereador João de Oliveira Campos, no bairro Cia 1 | Simões Filho-BA
Quanto: Gratuito

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!