Um monumento em homenagem a Maria Felipa, heroína da Independência do Brasil na Bahia, foi inaugurada em Salvador na manhã desta quinta-feira (27/7). A escultura foi entregue às 9h na Praça Cairu, no Comércio, com a presença do prefeito Bruno Reis (União), do secretário de Cultura e Turismo, Pedro Tourinho, do presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro, dentre outras autoridades municipais.
A inauguração acontece no mês em que foi comemorado os 200 anos da Independência do Brasil na Bahia. A responsável pela obra é a artista soteropolitana Nadia Taquary, que destacou a importância do monumento e celebrou a homenagem a uma mulher negra.
“Pensei nela enquanto Yabá, uma grande mãe no sentido maior, grande guerreira das lutas sociais. Tem a ver com ancestralidade. Monumentos são símbolos do que uma sociedade valoriza, e no Brasil as figuras históricas representadas em sua maioria são de homens, braços e de elite. Monumentalizar personagens como Maria Felipa é fundamental enquanto referência, principalmente numa cidade majoritariamente negra”, declarou Nadia.
Sobre a concepção da obra, a artista apontou que todos os detalhes foram pensados estrategicamente para que fosse à altura do que representa Maria Felipa. “Tentei trazer uma característica de rainha, não só de poder, mas empoderamento e de fazer o que preciso for para a defesa de sua comunidade e do seu povo. Nos detalhes, adornos, brincos, pente, folha de cansanção, tocha e até um peixe foram alguns dos elementos que utilizei para fazer a composição da homenagem”, afirmou.
Confira a reportagem do QVP, programa da TV Aratu, sobre o assunto:
LEIA MAIS: Heróis e heroínas do 2 de julho: conheça as figuras mais importantes das lutas pela independência
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!