Projeto social baiano é convidado para participar de festival em Minas Gerais; saiba como contribuir
Atualmente, o projeto, que funciona na Casa das Sete Mortes, no Centro Histórico de Salvador, é mantido à base de doações e mensalidade dos alunos que frequentas as oficinas oferecidas pela iniciativa
O projeto baiano Focus Moda e Produção, fundado há 10 anos em Salvador, foi convidado para apresentar um de seus espetáculos, o Maria Felipa, em um festival de artes cênicas em Minas Gerais. Organizado pelo do Centro Cultural Casa do Teatro, o do XXI FACE – Festival de Artes Cênicas de Conselheiro Lafaiete acontece entre 14 e 23 de julho, e recebe artistas de todo o Brasil.
Para arrecadar verbas e conseguir comparecer ao evento, o Focus, criado e liderado pelo artista e ativista Jonas Bueno, abriu uma vaquinha virtual. Atualmente, o projeto, que funciona na Casa das Sete Mortes, no Centro Histórico de Salvador, é mantido à base de doações e mensalidade dos alunos que frequentas as oficinas oferecidas pela iniciativa.
Além da vaquinha virtual, a Focus também tenta patrocínio de empresas privadas e órgãos públicos - mas, até agora, não obteve sucesso. Caso não consiga angariar o valor necessário para fazer a viagem, programada para acontecer no dia 20 deste mês, a participação do grupo no festival será cancelada, como explica Jonas Bueno.
"A nossa apresentação no festival é no dia 21, às 17h. O projeto já bateu na porta da Secretaria de Cultura, já mandamos e-mail para algumas empresas de ônibus tentando esse apoio para levar o espetáculo para esse outro território. Mas, até agora, a gente não teve nenhuma resposta positiva sobre esse apoio. A gente está buscando até agora. Só faltam oito dias para a viagem e a gente não tem resposta", disse o artista.
O ESPETÁCULO
O espetáculo trata do resgate da história de Maria Felipa e questiona a Independência do Brasil. A peça combina teatro e cordel, e é inspirada no livro “Dicionário da Independência”.
A montagem começa com a história de Maria Felipa de Oliveira, ex-escravizada, liberta, pescadora e marisqueira que, em 1823, lutou pela Independência do Brasil na Ilha de Itaparica, na Bahia.
Para levar a peça a Minas Gerais, a Focus precisa arrecadar, no mínimo, R$ 19.960. Para colaborar, é possível fazer uma doação via Pix: vemprafocusmoda@gmail.com.
LEIA MAIS: Focus: projeto liderado por jovem do Subúrbio impacta mais de 3 mil pessoas em Salvador
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!