OPERAÇÃO CARNAVAL: Às vésperas da folia, Ibametro reprova 27,6% das bebidas vendidas pela cidade
OPERAÇÃO CARNAVAL: Às vésperas da folia, Ibametro reprova 27,6% das bebidas vendidas pela cidade
O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão delegado do Inmetro na Bahia, reprovou 27,6% das bebidas fiscalizadas na Operação Carnaval. Entre elas, marcas diversas de cerveja, refrigerante, suco e cachaça. A Operação foi realizada de 13 a 15 de fevereiro, em Salvador, com inspeção em estabelecimentos comerciais como supermercados e mercadinhos de bairro.
LEIA MAIS: Cervejaria antecipa carnaval de Salvador nesta terça-feira (21) na Barra
Os produtos foram reprovados no aspecto quantitativo, ou seja, as bebidas estavam sendo vendidas com a quantidade abaixo do indicado no rótulo, lesando o consumidor. Todas as empresas foram notificadas e deverão responder pelas irregularidades. A pesquisa foi feita neste período porque durante o Carnaval há um aumento significativo do consumo de bebidas alcoólicas, na cidade.
As empresas — cujos nomes devem ser preservados até o fim do processo — têm até dez dias para apresentar defesa. Não sendo acatada a defesa, o órgão aplica a multa que varia de R$ 100 a R$ 1,5 milhão, levando em conta os critérios de reincidência, porte físico, grau de irregularidade e se houve tentativa de impedimento da fiscalização.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos na página facebook.com/aratuonline e também pelo youtube.com/portalaratuonline.
*Publicada originalmente às 14h50