MARCHINHA FÚNEBRE: Aos 86, morre Manoel Ferreira, compositor da “pipa do Vovô não sobe mais” e “coração corintiano”
MARCHINHA FÚNEBRE: Aos 86, morre Manoel Ferreira, compositor da “pipa do Vovô não sobe mais” e “coração corintiano”
A marchinha agora é marcha fúnebre.
Na noite desta terça-feira, último dia de maio de 2016, Manoel Ferreira morreu aos 86 anos no hospital Sociedade Portuguesa de Beneficência, em Santos, litoral paulista. Ele sofreu complicações renais e não resistiu à doença.
Você não conhece Manoel Ferreira. Mas conhece as músicas que ele compôs e que foram sucesso carnavalesco durante quase cinco décadas, após parceria com o patrono do SBT, Silvio Santos.
Quer uma prova?
“A pipa do vovô não sobe mais
A pipa do vovô não sobe mais
Apesar de fazer muita força
O vovô foi passado pra trás!”
Quer outra?
“Doutor, eu não me engano
Meu coração é corintiano
Doutor, eu não me engano
Meu coração é corintiano
Eu não sabia mais o que fazer
Troquei um coração cansado de sofrer!”
Pois é! Manoel era pródigo em transformar assuntos cotidianos em versos bem-humorados, ricos em poesia e leveza. Antes mesmo do advento do viagra, ele levantou (sic!) esta importante questão usando objetos infantis para retratar um problema comum à terceira idade.
O compositor era casado com Ruth Amaral, também autora de marchinhas — juntos escreveram algumas letras imortais, como a Bruxa Vem Aí. O casal deixa dois filhos de carne osso e uma prole incontável em versos e poesia.
Em nota, a família SBT lamentou a morte de Manoel prestando “sentimentos aos familiares e amigos”. O sepultamento será às 16h desta quarta-feira (1/6), no cemitério do Saboó, em Santos.
O vovô finalmente subiu.
Aos céus.