Neste Carnaval, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) realizou seis blitzes em parceria com o Esquadrão Águia da Polícia Militar. Um total de 980 veículos foram abordados, 92 apreendidos e 119 autos de infração emitidos. As ações do órgão auxiliaram no trabalho da Secretaria de Segurança Pública (SSP), com as prisões de um motorista que portava carteira de habilitação falsa, de um foragido da Justiça e de um assaltante, parados em blitzes.
O Detran também continua de plantão no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), da SSP, com a fiscalização dos trios e carros de apoio que participam do último dia de desfile e o serviço de emissão de documentos. Nesta terça-feira (17), o mototaxista Wellington Santana tirou a 2ª via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CLRV) de sua moto no posto de Ondina, em apenas três minutos, e recebeu o documento das mãos do diretor geral.
?Perdi o CLRV ontem à noite e vi na internet que o Detran estava oferecendo o serviço. Facilitou muito a minha vida, porque não vou precisar parar de trabalhar ?, disse Santana. Também está sendo disponibilizada a 2ª via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que, pela primeira vez, foi fornecida durante o Carnaval. ?A nossa intenção de dar mais comodidade ao folião obteve êxito?, enfatizou Maurício Bacelar.
Campanha
Na área de educação no trânsito, o Detran levou para a avenida a campanha ?Balada Consciente- Se beber, não dirija?, que percorreu todos os circuitos da festa, com a apresentação de bailarinos do bloco afro Malê Debalê. Vinte equipes da Escola Pública de Trânsito distribuíram informações como a importância do respeito aos limites de velocidade e o risco de dirigir sob o efeito de bebidas alcoólicas, alcançando cerca de 50 mil foliões, que entraram no clima e dançaram ao ritmo do jingle na voz do cantor Márcio Victor.
O diretor geral do órgão, Maurício Bacelar, anunciou a continuidade da campanha após o Carnaval. ?Vamos levar a ?Balada Consciente’ para o micareta de Feira de Santana e depois para as festas de São João, porque só por meio da educação poderemos ter um trânsito seguro?.
Fonte: da redação