Exposição “Audiophylia” acontece neste sábado em Santo Amaro
Exposição “Audiophylia” acontece neste sábado em Santo Amaro
De 31 de janeiro a 04 de abril, a cidade de Santo Amaro, recebe a exposição Audiophylia. Em sua segunda edição, a abertura da Audiophylia integra a programação oficial da Festa da Purificação e traz um recorte curatorial voltado às práticas do colecionismo de disco de vinil como uma ação salvaguarda de memórias socioculturais. Com o apoio financeiro do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, via editais do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac) da Secretaria de Cultura (Secult-Ba), a exposição conta com um vasto acervo de discos de vinil, além de uma diversidade de aparelhos de reprodução sonora (gramofones, toca-discos, vitrolas, etc.).
O público ainda tem a oportunidade de escutar seus discos preferidos e explorar a cultura do vinil através de cinco módulos expositivos (Panorama Histórico; Obsolescência Tecnológica; Disco no Museu; Colecionismo e; Práticas de Escutas), além de participar de oficinas de Educação Patrimonial, Gestão e Preservação de Acervos Sonoros. As oficinas serão ministradas em Santo Amaro, São Felix e Maragojipe por profissionais de referência no campo da preservação e educação patrimonial.
A primeira edição do evento aconteceu em 2013, no foyer do Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, em Cachoeira e recebeu em média 100 visitantes por dia. A expectativa é que para essa segunda edição o número seja ainda maior, já que, Santo Amaro é o berço de grandes nomes da música popular brasileira, a exemplo do cantor e compositor Manuel Pedro dos Santos, mais conhecido como Bahiano, primeiro cantor profissional do país.
Serviço
O que: Exposição Audiophylia
Onde: Teatro Dona Canô, Rua Imperador, nº 142 ? Santo Amaro
Quando: De 31 de janeiro a 04 de abril, das 9h às 17h