Saúde

TCU desmente informação dada pelo presidente Bolsonaro questionando número de mortes causadas por Covid

"O TCU esclarece que não há informações em relatórios do tribunal que apontem que “em torno de 50% dos óbitos por Covid no ano passado não foram por Covid”, conforme afirmação do Presidente Jair Bolsonaro divulgada hoje", divulgou o órgão em nota.

Por Da Redação

TCU desmente informação dada pelo presidente Bolsonaro questionando número de mortes causadas por Covid Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) encontrou apoiadores na manhã desta segunda-feira (7/6) e fez algumas afirmações sobre os dados da pandemia. Na ocasião, ele questionou os números de mortos em decorrência da Covid-19. 


"Não é meu, é do tal do Tribunal de Contas da União (TCU), questionando o número de óbitos do ano passado por Covid. O relatório final não é conclusivo, mas em torno de 50% dos óbitos por Covid ano passado, não foram por Covid, segundo o Tribunal de Contas da União. Esse relatório saiu há alguns dias, logicamente que a imprensa não vai divulgar", declarou o presidente, ressaltando ainda que divulgaria o documento ainda hoje, o que não ocorreu.


Veja:




A informação, no entanto, foi desmentida pelo TCU. Nesta segunda, o órgão emitiu uma nota, esclarecendo que não há nenhum relatório. "O TCU esclarece que não há informações em relatórios do tribunal que apontem que “em torno de 50% dos óbitos por Covid no ano passado não foram por Covid”, conforme afirmação do Presidente Jair Bolsonaro divulgada hoje", afirma o comunicado.


O TCU também acrescentou um trecho no posicionamento,  negando a autoria de um documento que circula na internet e é atribuído aos técnicos do órgão. "O TCU reforça que não é o autor de documento que circula na imprensa e nas redes sociais intitulado "Da possível supernotificação de óbitos causados por Covid-19 no Brasil".


Até o momento, o Brasil já registrou 474.414 óbitos por Covid-19, conforme divulgou o Ministério da Saúde nesta segunda. Somente em 2020, 194.976 mortes foram confirmadas, de acordo com o levantamento do consórcio de veículos de imprensa.


LEIA MAIS: Espanha reabre fronteiras para turistas vacinados, mas brasileiros continuam proibidos


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.