Campanhas de vacinação contra gripe e sarampo começam nesta segunda-feira em Salvador
No total, todas as 156 salas de vacina montadas nos postos de saúde da Atenção Básica do município irão atender o público elegível.
A partir desta segunda-feira (4/4), a Prefeitura de Salvador iniciou duas campanhas de vacinação de forma simultânea: contra gripe e sarampo. As estratégias seguirão na capital baiana até 3 de junho. No total, todas as 156 salas de vacina montadas nos postos de saúde da Atenção Básica do município irão atender o público elegível.
A pasta também realizará a imunização domiciliar (preferencialmente para pessoas acamadas ou com dificuldade de locomoção), equipes volantes percorrerão Instituições de Longa Permanência, hospitais, clínicas, laboratórios e demais estabelecimentos de saúde com a busca ativa da população alvo, bem como serão instalados pontos de vacinação em shoppings, estações de transbordo e espaços com grande circulação de pessoas para ampliar o acesso às doses.
“Nos últimos anos, temos observado essa queda na vacinação do calendário básico, como a tríplice viral e BCG, que nos preocupa muito. Por esse motivo, estamos convocando todos os indivíduos que fazem parte do público alvo dessas campanhas a comparecerem aos postos para garantir a proteção contra essas doenças. A vacinação ainda continua sendo a melhor forma de prevenção de doenças”, explicou Doiane Lemos, coordenadora de Imunização de Salvador.
Hoje inicia a campanha de vacinação contra a gripe em todo o nosso estado.
Confira quais são os grupos prioritários:
✅ Idosos com 60 anos ou mais;
✅ Profissionais de saúde;
✅ Povos indígenas. pic.twitter.com/PHwt4cQx3e
— Saúde Bahia (@saudegovba) April 4, 2022
CAMPANHA CONTRA GRIPE
A campanha contra gripe será dividida em duas fases. Na primeira etapa que acontece de 04 de abril até 02 de maio, serão contemplados idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. Já a segunda fase, será de 3 de maio a 3 de junho e será para crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, deficientes permanentes, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, força de segurança, professores e pessoas com comorbidades.
A meta é imunizar pelo menos 90% da população elegível para estratégia. A estimativa é que cerca de 1,22 milhão de pessoas façam parte do público alvo da campanha da gripe esse ano.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.