AO VIVO Últimas Notícias
30/06/2023 18h49 | Atualizado em 30/06/2023 19h43

Sangramento na gengiva pode levar à perda dos dentes?

Se sua gengiva costuma sangrar ao escovar os dentes, confira as possíveis explicações nesta coluna e como evitar esse problema

Sangramento na gengiva pode levar à perda dos dentes? Foto: ilustrativa/Pexels
Sabrina Ferreira

Em algum momento quando você estava escovando os seus dentes, a sua gengiva sangrou ou sangra com frequência? Bom, isso não é normal, não é saudável e vou te explicar o porquê.

O nosso corpo nos envia alguns sinais cada vez que algo não está funcionando bem. E isso não seria diferente com nossa boca, concorda?

Na maioria das vezes, o sangramento é resultado do uso de uma escova inadequada ou uma técnica incorreta de escovação. Porém, se gengiva sangra com mais facilmente do que o normal durante a escovação, a causa pode estar relacionada a uma doença, como a exemplo da gengivite.

A gengivite é doença muito comum nos indivíduos, trata-se de uma inflamação na gengiva. Ela ocorre devido ao acúmulo de placa bacteriana/ tártaro ao redor do dente e da gengiva, deixando-a vermelha, sensível e inchada, além de apresentar mau hálito e gosto desagradável.

Quando não tratada, a gengivite pode levar a um nível mais grave, a doença periodontal. Na qual envolve, além da gengiva, o osso, que dá suporte aos dentes, resultando então na mobilidade e perda do dente. Respondendo à pergunta do título: sim, o sangramento não tratado pode levar à perda dos dentes.

A placa bacteriana pode ser removida pela escovação e o uso de fio dental adequado, caso ao contrário, ela se acumula formando o tártaro, no qual só é removido pelo cirurgião-dentista.

A má higienização é a principal causa do sangramento na gengiva, porém existem outros fatores que podem contribuir, como:

– Tabagismo;

– Diabéticos não controlados;

– Uso de medicamentos;

– Gestação e alterações hormonais;

– Má alimentação;

– Imunidade baixa.

Os tratamentos variam conforme a causa do sangramento e caberá ao profissional identificá-la. A primeira medida adotada para o tratamento é a profilaxia dentária, escovar os dentes e uso de fio dental após cada refeição, adotar bons hábitos alimentares e estilo de vida saudável e, é claro, visitar seu dentista regulamente.

*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.