Será que você escova os dentes da forma certa? Veja tutorial
Olá, leitores da minha coluna no Aratu On!
Escovar os dentes é algo importantíssimo dentro de nossa rotina diária, e fundamental para a saúde bucal, mas será que você está fazendo de forma adequada? Quanto tempo deve levar? Qual tipo de escova usar? Como passar o fio dental? É necessário usar enxaguante bucal?
Essas são dúvidas recorrentes no consultório. Mas, calma, que vou tentar te ajudar. Para começar, nunca tenha pressa para escovar seus dentes, pois sua escovação deve levar em torno de dois minutos.
Iniciamos nossa escovação com o uso de fio dental, para remover os restos de alimentos entre os dentes, para que, assim, as cerdas da escova consigam alcançar essa região. Pegue um pedaço de fio, enrole todo em um dedo da mão, e a sobra do fio enrole no dedo de outra mão. Passe entre todos os dentes, indo por dentro da gengiva e puxando para fora toda a sujeira.
Logo após adicione uma quantidade pequena de pasta na escova para iniciar a escovação. Mas, antes, preciso falar da escolha do creme dental, que é tão importante quanto escolher a escova certa. Existe uma variedade de pastas específicas para a cárie, gengivite, sensibilidade… Mas, como saber qual deve ser mais adequada para você? Procure o seu dentista! Entretanto, independente da pasta que for específica para você, verifique no rótulo a quantidade flúor. É necessário conter 1100 a 1500 ppm de flúor.
Agora vamos para a escovação, em si. Concentre-se em fazer movimentos curtos e suaves, sem força, sempre com uma escova de cerdas macias ou ultramacias e, de preferência, com a sua cabeça menor, para alcançar áreas de difícil acesso.
Alguns pontos que devemos ficar atentos:
1. Para escovar a superfície da frente dos dentes, segure a escova em um ângulo de 45 graus e comece escovando bem próximo da gengiva até a ponta dos dentes;
2. Com movimentos em círculo, escove a região externa e interna dos dentes (próximo a língua e o “céu da boca”);
3. Na região interna dos dentes da frente superior e inferior, faz-se um movimento da gengiva até a ponta dos dentes, em um único sentido;
4. Na região onde mastigamos, deve se fazer movimentos de trás para frente - o conhecido movimento da "vassourinha"
[video width="480" height="848" mp4="https://aratuon.com.br/wp-content/uploads/2023/05/Escovacao-Sabrina-Ferreira.mp4"][/video]
Não podemos esquecer da língua! Escove a língua com movimentos suaves. Pode ser com a escova ou limpador, em um único sentido de trás para frente, para remover bactérias e eliminar mau hálito.
O enxaguante irá complementar a higienização. Preciso dizer que esse produto tem o uso cosmético e não existem evidências científicas ao combate às doenças bucais, porém promete um hálito fresco após escovação. E também temos o enxaguante terapêutico, indicado para casos específicos de gengivite/periodontite ou pós cirurgia, e é recomendado mediante a prescrição do dentista e de uso limitado. Sendo assim, não há necessidade de fazer uso diário dele. O que realmente remove a sujeira e placa bacteriana é a escovação.
Uma última dica importante: faça a troca de sua escova de dente a cada três meses, quando perceber que ela já está desgastada ,ou logo após gripe e resfriados. Esse é um cuidado importante para uma escovação efetiva.
Esta coluna tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Portanto, não se deve substituir a orientação, o diagnóstico, nem o tratamento profissional. É imprescindível a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição ou ao seu tratamento.
*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.