Vídeo que mostra possíveis execuções praticadas pela Rondesp em Salvador viraliza e secretário da Segurança se pronuncia; "não pode acontecer"
As imagens foram capturadas no final da tarde da última quarta-feira (20/10), a poucos metros de onde o caso aconteceu, e mostram o momento em que um dos abordados, aparentemente, já está rendido.
O secretário da Segurança Pública (SSP), Ricardo Mandarino, mandou apurar, nesta sexta-feira (22/10), com rigor e celeridade, uma abordagem da Polícia Militar que acabou com dois homens mortos em Salvador. A situação aconteceu na localidade conhecida como Calafate, na Fazenda Grande do Retiro, e foi filmada por um cinegrafista amador.
As imagens foram capturadas no final da tarde da última quarta-feira (20/10), a poucos metros de onde o caso aconteceu, e mostram o momento em que um dos abordados, aparentemente, já está rendido. Mesmo assim, acaba sendo executado. A ação foi realizada por uma guarnição da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT/Rondesp BTS).
Policiais militares são acusados de execução em Salvador pic.twitter.com/L4eU4kGcqW
— Aratu On (de 🏠) (@aratuonline) October 22, 2021
"É nossa obrigação esclarecer, para a sociedade, com total imparcialidade, o que aconteceu nessa abordagem, que terminou com uma pessoa morta. Sem prejulgamento, mas esse tipo de coisa não pode acontecer. A nossa orientação é a do respeito à pessoa humana” dedeclarou Mandarino. A Corregedoria Geral da SSP instaurou um processo de acompanhamento, obedecendo determinação do secretário.
VERSÃO
Por meio de nota, a PM disse que a guarnição se preparava para uma operação na área quando foi surpreendida por um veículo, modelo Corsa, de cor branca. É o automóvel que aparece no flagrante. Segundo a PM, o condutor desobedeceu uma ordem de parada, passando a efetuar disparos contra os PMs, inclusive atingindo uma das viaturas.
A corporação sustentou ainda que houve o revide e o automóvel bateu contra um poste. Os ocupantes do carro se encontravam em fuga de um acompanhamento realizado por policiais militares da Operação Apolo, acusados de roubos a veículos.
Os agentes que participaram da ocorrência relataram que um dos suspeitos tentou fugir das guarnições e acabou caindo. O segundo tentou escapar pela janela do veículo, quando foi abordado. Nesse momento, argumentaram os PMs, um grupo armado se encontrava no morro próximo ao local da ocorrência e efetuou disparos contra os policiais.
Os policiais ainda contaram que o suspeito abordado realizou movimento de saque de arma de fogo da cintura, quando houve reação com o que chamaram de "disparos de defesa contra o agressor", que caiu ao solo atirando, conforme registro na Corregedoria. Os feridos foram socorridos para o Hospital Ernesto Simões, onde não resistiram.
Na ocorrência, a PM contou que foram apreendidos dois revólveres calibre 38 e dois aparelhos celulares. Ambos estavam sem identificação. O material apreendido foi apresentado na Corregedoria.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.