Soródo: Tradição do presente para Oxum no Dique do Tororó retorna em 2023
Celebração surgiu por conta de uma família candomblecista da região, que pediu ao orixá pela saúde da filha adoentada e, com a graça alcançada, passou a ser repetido todos os anos.
Resgatando uma antiga tradição de oferendas à "Mãe D'Água" no Dique do Tororó, o "Presente às Águas Sórodó" acontece nesta quarta-feira (1/2). O cortejo para entrega de presentes nas águas do Dique, local ancestral das religiões de matriz africana em Salvador, terá concentração a partir das 17h,
A palavra "Sórodó" significa o ato de levar oferendas para as águas, e resgata uma tradição ancestral de Salvador, além de trazer à tona histórias passadas de pais para filhos pelos moradores das imediações do Dique do Tororó.
"O Sórodó nasce a partir de uma família formada por pessoas do candomblé, que vivia no entorno do Dique do Tororó, e fizeram uma promessa a Obaluaê, em mérito de uma das filhas, que se encontrava adoentada. Após a graça alcançada, foi pedido que as oferendas fossem direcionadas a Oxum. A partir daí, passaram a levar flores em balaios. A tradição foi passando entre as famílias e, em determinado momento, o costume desapareceu. A partir de 1998, com a instalação das estátuas dos Orixás, o Sórodó retornou, com o pedido de que se mantivessem as esculturas no Dique", relata o presidente da Associação Afro-Ameríndia (AFA), Leonel Monteiro.
PROGRAMAÇÃO
A programação do evento em 2023 começa no estacionamento em frente à Arena Fonte Nova, com saída prevista para aproximadamente 20h. O evento terá as presenças do artista Carlinhos Brown, da banda feminina Yayá Muxima, do Afoxé Filhos do Congo, autoridades religiosas, representantes de terreiros, entre outros.
O cortejo segue sentido Estação da Lapa, contorna o Dique até a Fonte dos Orixás, onde os balaios serão embarcados por uma equipe da Salvamar, após uma saudação religiosa. A iniciativa é apoiada pela Prefeitura de Salvador, por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM) e da Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar).
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!