Seminário Afropédia discute democracia digital e representatividade negra
O evento marca o início de um ciclo de seminários voltados ao fortalecimento da cultura afrodescendente na internet
Por Da Redação.
Nos dias 14 e 15 de fevereiro, a partir das 8h, o Arquivo Público do Estado da Bahia será palco do I Seminário Afropédia, iniciativa realiza pelo Centro Palmares em parceria com a Wikipédia, reunindo entidades do Movimento Negro, lideranças sociais e fazedores de cultura para debater temas como democracia digital, representatividade negra e enfrentamento ao racismo nas plataformas de conhecimento livre.
O evento marca o início de um ciclo de seminários voltados ao fortalecimento da cultura afrodescendente na internet, com foco na inclusão de verbetes na Wikipédia Lusófona sobre biografias, organizações e celebrações afro-brasileiras. A proposta surge como resposta à escassez de referências nacionais e periféricas na enciclopédia digital, buscando ampliar a visibilidade de conteúdos relacionados às populações negras.

I Seminário Afropédia no Arquivo Público do Estado da Bahia | Foto: Divulgação
A programação do seminário conta com mesas de discussão e grupos de trabalho. No primeiro dia, o destaque será a mesa “Ameaças e potencialidades na Internet para a Democracia, Direitos Humanos e o Enfrentamento ao Racismo”, que contará com a presença de especialistas de diversas instituições. A noite será encerrada com um coquetel e apresentação cultural do Afoxé Bamboxe.
Já no segundo dia, haverá painéis sobre plataformas colaborativas e epistemicídio digital, além da formação de grupos de trabalho para discutir desafios e estratégias para garantir democracia digital e combate ao racismo nas plataformas abertas. O encerramento trará a mesa “Pactos para a superação da invisibilidade negra na produção de conhecimento colaborativo”, reunindo especialistas e representantes de movimentos sociais.

Sede do Arquivo Público da Bahia | Foto: Divulgação
O I Seminário Afropédia contará com a participação de diversas Instituições de Ensino Superior, Organizações da Sociedade Civil e representantes governamentais, consolidando-se como um espaço de construção coletiva para a democratização do conhecimento e valorização da cultura negra.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).