Salvador registra mais de 150 ocorrências de deslizamento de terra
Com base nas informações fornecidas pelo boletim da Codesal, o número de ocorrências chega a cerca de 16 por hora
Fonte: Anna Caroline Santiago
Salvador enfrenta o mês de novembro mais chuvoso dos últimos 61 anos, com um temporal que persiste desde o último sábado (23). De acordo com a Defesa Civil (Codesal), que declarou a capital em alerta máximo, já foram registrados 151 chamados de deslizamento de terra em 10 regiões da cidade.
Nos dados atualizados em tempo real pela Codesal, até às 19h10 desta quarta-feira (27), Salvador acumulou 303 registros de ocorrências relacionadas aos transtornos causados pela chuva. Além do aumento de chamados por deslizamentos, o órgão também recebeu 50 registros de ameaças de desabamentos, além de incidentes como infiltrações e risco de quedas de árvores.
As regiões mais afetadas até o momento continuam sendo a Liberdade, com 38 registros, e Cabula-Tancredo Neves, com 31. Com base nas informações fornecidas pelo boletim da Codesal, o número de ocorrências chega a cerca de 16 por hora.
De acordo com o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec/Codesal), a capital baiana já acumulou 322,3 mm de chuva até esta quarta-feira, superando em mais de três vezes a média histórica para o mês, que é de 108,22 mm.
PONTOS DE ACOLHIMENTO
Em razão dos deslizamentos de terra e do aumento de desabrigados, a Prefeitura de Salvador anunciou, nesta quarta, os pontos de acolhimento provisório para as famílias afetadas pela chuva que atinge a capital baiana. O anúncio foi feito nas redes sociais da gestão, que destacou 11 pontos de apoio, distribuídos em diferentes escolas municipais da cidade.
Confira os pontos:
+ Prefeitura de Salvador divulga pontos de acolhimento para vítimas da chuva
Os moradores podem encaminhar suas solicitações à Ouvidoria da CMS pelo WhatsApp (71) 99631-4499 ou e-mail ouvidoriacms@cms.ba.gov.br. O serviço inclui registro, encaminhamento das demandas às autoridades responsáveis, acompanhamento e retorno aos solicitantes.
LEIA MAIS: Chuvas intensas em Salvador geram embate político entre deputados
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e Twitter. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).