Cidade

Promessa de desafogo no trânsito entre Lucaia e Garibaldi, complexo viário Rei Pelé é inaugurado

Os veículos que saírem da Rua Lucaia para acessar a Avenida Anita Garibaldi e aqueles que fizerem o sentido inverso passarão por cima dos elevados

Por Lucas Pereira

Foi liberado nesta quarta-feira (18/1) o trecho viário entre a rua Lucaia e as avenidas Anitta Garibaldi e Vasco da Gama, em Salvador. Batizada como ‘complexo viário Rei Pelé’, em homenagem ao Rei do Futebol, que morreu em dezembro passado, os dois elevados fazem parte das obras do trecho 2 do BRT.


O elevado de acesso à Garibaldi possui 317 metros de extensão e duas faixas de rolamento. Já o elevado de acesso à Lucaia, possui 425 metros de extensão e duas faixas em pavimento de asfalto. O investimento no equipamento foi de R$ 24,6 milhões.


Os veículos que saírem da Rua Lucaia para acessar a Avenida Anita Garibaldi e aqueles que fizerem o sentido inverso passarão por cima dos elevados. Com isso, o complexo viário elimina a necessidade das sinaleiras que haviam na região, e de retorno na Avenida Vasco da Gama, melhorando a mobilidade. Além disso, as obras de macrodrenagem já realizadas no trecho 1 devem acabar com os alagamentos na área compreendida pela Rua Lucaia e Avenida Juracy Magalhães Júnior. 


O secretário de Mobilidade Urbana de Salvador, Fabrizzio Muller, destacou a importância do Complexo Viário Rei Pelé para reduzir o gargalo do trânsito na região e o tempo de deslocamento para os condutores. Presente na entrega do equipamento, ele comentou a importância da obra.


"É um equipamento necessário há anos, pois concentra um fluxo de veículos superior ao que a própria dinâmica do dia a dia comporta com a semaforização. Foi observado que a região necessitava de elevados que permitissem um fluxo contínuo e com maior fluidez”, conta.



OBRAS EM ANDAMENTO  


O trecho 2 do BRT abrange o percurso entre o Parque da Cidade e a Estação da Lapa, passando pelas avenidas Juracy Magalhães e Vasco da Gama. Ou seja, o percurso é o inverso do trajeto feito pelo metrô e terá  sete quilômetros de extensão.  


A obra neste trecho tem investimento total de R$ 204 milhões e engloba a construção de três elevados e sete estações. Quando todas as etapas forem concluídas, o BRT Salvador terá 11,4 km de extensão e 13 estações. O montante total de investimento é de R$ 487 milhões. 


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