Policiais são alvos de busca e apreensão em operação que apura 3 mortes na Gamboa em 2022

Segundo os manifestantes, os militares teriam chegado atirando contra membros da comunidade

Por Mateus Xavier.

Policiais são alvos de busca e apreensão em operação que apura 3 mortes na Gamboa em 2022Lícia Fontnele / TV Aratu

O Ministério Público Estadual (MP-BA) deflagrou na manhã desta sexta-feira (31/3) a ‘Operação Gamboa’ para cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão em Salvador. Três morreram em março de 2022 numa operação policial. As versões entre a Polícia Militar e os moradores da comunidade divergem.

Os mandados, expedidos pelo 2º Juízo da 1ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Salvador, foram cumpridos nas residências e endereços profissionais de quatro PMs, investigados pelas mortes de Alexandre Santos dos Reis, Cléverson Guimarães Cruz e Patrick Sousa Sapucaia, durante intervenção policial na localidade de Gamboa de Baixo.

A ação, segundo o MP-BA, em nota enviada à imprensa, visa coletar indícios do envolvimento dos policiais em possíveis atos ilícitos, no exercício da atividade policial. Os agentes são investigados pelas práticas dos crimes de homicídio e fraude processual. Todo o material apreendido será submetido a conferência e análise pelos promotores de Justiça e, posteriormente, encaminhado aos órgãos competentes para adoção das medidas cabíveis.

ENTENDA O CASO 

A comunidade da Gamboa diz que Patrick Sapucaia, Alexandre Santos e Cleberson Guimarães foram executados, na madrugada de terça-feira (1/3/2022), por agentes da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT/Rondesp BTS). Populares, inclusive, fecharam, no mesmo dia, parte da Avenida Lafayete Coutinho (Contorno) para protestar.

Segundo os manifestantes, os militares teriam chegado atirando contra os jovens. Porém, a PM contesta, argumentando que foi acionada com informações sobre a presença de homens armados no local e recebida a tiros por um grupo quando fazia incursões. Os três foram socorridos, mas não resistiram.

Além da troca de tiros, durante a prestação de socorro, a PM argumentou manifestantes jogaram entulhos, obstruíram a pista em ambos sentidos e hostilizaram as guarnições.

LEIA MAIS: Moradores da região da Gamboa fecham a Av. Contorno após as mortes de três pessoas em ação policial

LEIA MAIS: PM contesta acusações de moradores e diz que policiais foram recebidos a tiros na Gamboa; ação teve 3 mortes

LEIA MAIS: Morto pela Rondesp na Gamboa era filho de PM e irmão de suspeito de homicídio e tráfico; operação gerou revolta

LEIA MAIS: Ação da Rondesp que resultou nas mortes de jovens negros na Gamboa é denunciada à Organização dos Estados Americanos, nos EUA

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.