Novo PDDU e pautas fundamentais para o desenvolvimento de Salvador

Por que a discussão sobre o PDDU da capital ainda nem nasceu e já está atrasada; como a cidade vai evoluir se ainda não temos um consenso sobre o que ela quer ser quando crescer?

Por Pablo Reis.

Oito anos é o prazo máximo que o Executivo tem para enviar à Câmara de Vereadores proposta de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano da capital. Como a Lei nº 9.069/2016 foi promulgada em 30 de junho de 2016, já deveria ter passado por revisão no ano passado. 


Algumas questões são fundamentais para a participação da sociedade, representada pelos 43 vereadores. 


Por que a discussão sobre o PDDU da capital ainda nem nasceu e já está atrasada? Como a cidade vai evoluir, se ainda não temos um consenso sobre o que ela quer ser quando crescer?


Enquanto Executivo e Legislativo parecem hibernando sobre o assunto, o setor produtivo se pergunta as razões de não estarmos debruçados sobre as experiências de Medellín, na Colômbia, e da cidade-estado de Singapura, no sudeste da Ásia. Nem é preciso chegar em Copenhague, capital da Dinamarca, ou Nova Iorque, que praticamente se reinventaram com foco no cidadão.


Vista das chamadas SuperTrees de Singapura

Vista das chamadas SuperTrees de Singapura




Observar o caso de sucesso de Medellín, assolada pela violência do tráfico e a insalubridade do tráfego, nos anos 1990, e entender como estratégia e inovação contornaram a explosão demográfica de Singapura já seriam bons caminhos. 


O exemplo da reconstrução de Beirute, capital do Líbano, destruída pela maior explosão não nuclear da história, em 4 de agosto de 2020, também deve ser considerado, em termos de arquitetura e urbanismo. Mais do que uma restauração recorde em três anos, houve inflexões sobre o sentido de cada um dos imóveis e das avenidas.


 

Vista Panoramica de Medellin na Colômbia

Vista Panoramica de Medellin na Colômbia




Algumas questões já apontadas como entraves:



  • Marco Regulatório Complexo e Burocrático: O PDDU de Salvador, apesar de buscar o aperfeiçoamento do marco regulatório, ainda pode ser percebido como complexo e burocrático. A necessidade de navegar por diversas leis e regulamentações para o desenvolvimento urbano, uso do solo, produção de bens, comércio e serviços pode aumentar os custos e prazos dos projetos, torna a capital menos atrativa em comparação com outras cidades com processos mais simplificados.

  • Contrapartidas Financeiras: instrumentos de política urbana, como a Outorga Onerosa do Direito de Construir, que exigem contrapartidas financeiras dos investidores em troca de benefícios como o aumento do potencial construtivo. Embora esses instrumentos possam ser importantes para financiar o desenvolvimento urbano, eles também podem aumentar os custos dos projetos e reduzir a sua rentabilidade, especialmente se os critérios para a sua aplicação não forem claros e transparentes.


Como o planejamento poderia caminhar para gerar empregos:



  • Incentivos Fiscais e Urbanísticos Estratégicos: oferecer incentivos fiscais e urbanísticos para atrair investimentos privados em áreas prioritárias. Isso inclui a criação de um ambiente regulatório favorável e a simplificação dos processos de abertura e fechamento de empresas (que já avançou muito nos últimos três anos). A experiência de Medellín mostra que o investimento em inovação e tecnologia atrai empresas e capital estrangeiro.

  • Desenvolvimento de Polos Econômicos: priorizar o desenvolvimento de polos logísticos, tecnológicos e turísticos. O "Setor 1 – BR-324 - Polo Logístico" é um exemplo de área com potencial para atrair investimentos. Além disso, o PDDU pode incentivar a implantação de edifícios garagem e estacionamentos subterrâneos, inclusive com bicicletários, junto às estações dos sistemas de transportes de alta e média capacidade e nas zonas de comércio e de grande concentração de equipamentos de lazer e cultura da cidade.

  • Requalificação Urbana e Revitalização de Áreas Degradadas: promover a requalificação urbana de áreas degradadas e a revitalização de bairros tradicionais. A renovação de espaços e edificações com abertura para a frente marítima da Baía de Todos os Santos pode atrair investimentos e gerar oportunidades de negócios. Criar áreas de lazer aumenta a atratividade de uma cidade.



  • Mobilidade Urbana e Infraestrutura: esse é um tema central da cidade, não apenas pelo aspecto urbanístico, mas também pelo econômico-financeiro. A expansão da rede de transporte de média e alta capacidade, a melhoria da acessibilidade e a promoção do transporte não motorizado são essenciais para atrair investimentos e melhorar a qualidade de vida na cidade. A integração dos diversos modais de transporte, incluindo os sistemas hidroviários, é crucial para garantir a mobilidade na cidade, incluindo as ilhas.

  • Sustentabilidade e Qualidade Ambiental: A gestão eficiente dos recursos hídricos, a universalização do saneamento básico e a proteção das áreas de preservação ambiental são importantes para atrair investimentos e garantir a qualidade de vida na cidade. A certificação de construções sustentáveis, como o programa IPTU Verde, pode ser incentivada para promover práticas sustentáveis no setor da construção civil.

  • Fomento ao Turismo e Economia Criativa: aqui está o alicerce da cidade que queremos ver em 2050. Qual o tipo de ativo que Salvador apresenta ao mundo como diferencial? Empreendedorismo afro, economia do lazer, pólo do audiovisual, roteiro gastronômico, qual a indústria de nossa capital? Fortalecer o turismo e a economia criativa, municipalizando a produção de insumos materiais da produção artística e cultural de Salvador. A atração de empreendimentos ligados à cultura, à economia criativa e ao turismo, por meio de incentivos fiscais, visando à recuperação e requalificação de antigos solares, trapiches, fortes, mercados e cineteatros reconhecidos pela população como inerentes à sua experiência de cidade.


 

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