Novembro Negro em Salvador terá programação especial em saúde; ações começam nesta quinta
Debates serão realizados na Escola Bahiana de Medicina nos dias 3 e 17/11. Além disso, ações serão realizados nos 12 Distritos Sanitários de Salvador
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizará ações especiais durante todo o próximo mês, em alusão à campanha Novembro Negro. A intenção é debater questões relacionadas à saúde da população preta e parda da capital baiana, bem como discutir políticas públicas voltadas para a população negra.
O Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI) será a pauta da abertura da programação, que acontecerá na quinta-feira (3/11), na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública – Campus Cabula, das 9h às 12h.
Já no dia 17 de novembro, das 13h às 17h, a "Saúde da população negra na infância e adolescência: caminhos para equidade" será o tema da conferência aberta ao público, no mesmo local. Na ocasião, os temas racismo na infância e adolescência, racismo nas escolas, bullying na infância e o combate a gordofobia também estarão em debate.
Além disso, as unidades de saúde municipais dos 12 Distritos Sanitários de Salvador vão promover atividades especiais de conscientização durante todo o mês de novembro. Dentre as ações estão a prevenção ao diabetes, hipertensão arterial, glaucoma e doença falciforme, que apresentam maior prevalência na população negra.
Dados do IBGE em 2019 apontam que a população de Salvador é formada por 81,5% das pessoas declaradas negras que, historicamente, apresentam maior vulnerabilidade social e econômica. De acordo com especialistas, isso acaba refletindo também numa menor expectativa de vida e maior susceptibilidade a doenças e agravos. Associado a isso, a pandemia da Covid-19 trouxe, de maneira geral, ainda mais instabilidade social, consequentemente, com impactos à saúde dessa população.
LEIA MAIS: Recebeu mensagem para pagar conta da Embasa por PIX? É golpe!
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!