Mortos no Engenho Velho têm ligações com ataques no Alto das Pombas e crime contra PM em 2018
Ambos os mortos são integrantes de uma facção criminosa envolvida na disputa pelo controle do tráfico de drogas em Salvador
Ícaro Cleiton Lima dos Santos, vulgo "Mickey", de 29 anos, e Tiago Vieira dos Santos, vulgo "Lova", de 32, ambos mortos após uma troca de tiros com a Polícia Militar no bairro do Engenho Velho da Federação, estão envolvidos com as brigas entre facções no Alto das Pombas e Calabar. Tiago também participou da ocorrência que resultou na morte de um cabo da PM, no município de Itaberaba, em 2018.
Fontes da Polícia Militar, ouvidas pelo Aratu On, confirmaram que os homens são integrantes de uma facção criminosa que atua em Salvador e que, na última semana, tentou invadir a região do Alto das Pombas, atualmente controlada por um grupo rival.
Ambos são baianos, Ícaro, de Salvador, e Tiago, de Itaberaba, município localizado a 278 km da capital. No município onde nasceu, Tiago é, de acordo com as fontes, um dos envolvidos na morte do cabo da PM Crenildo Freitas Macêdo, morto em 2018, após uma troca de tiros com um grupo de criminosos.
Segundo apuração do Aratu On, após a morte do militar, Tiago se mudou para Salvador, voltando para Itaberaba apenas para fazer o transporte de drogas e armas para integrantes da facção localizados no interior. A operação, que vitimou a dupla, foi resultado de um trabalho de inteligência realizado pelas forças de segurança pública.
MORTE EM ITABERABA
De acordo com colegas de Crenildo Freitas Macêdo, a guarnição fazia rondas pelo bairro Oriente quando avistou um suspeito e resolveu realizar a abordagem. O homem, então, correu para dentro de um imóvel, sendo perseguido pelos policiais. O criminoso atirou contra os agentes e acabou atingindo o cabo Freitas. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu.
Outras unidades da PM, a exemplo das Companhias Independentes de Policiamento Tático e Especializado (CIPT/Rondesp e CIPE Chapada), foram acionadas para prestar apoio na ocorrência. Cremildo foi levado até o hospital, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
LEIA MAIS: Alto das Pombas e Calabar: entenda briga interna de facção que provocou disputa pelo poder
LEIA MAIS: Três suspeitos morrem após policial militar ser baleado, em Itaberaba
LEIA MAIS: Policial militar morre após troca de tiros com suspeito em Itaberaba
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!