Moradores da Boca do Rio reclamam de fiações supostamente jogadas na rua pela Coelba; distribuidora responde
Na ocasião, eles colocavam os fios novos e, quando retiravam os fios velhos e sem uso, jogavam na calçada e no chão os fios que não iriam usar mais.
Moradores denunciam que empresas de telefonia e internet estão deixando fios jogados na rua, no bairro da Boca do Rio. Segundo moradores do bairro, os técnicos dsa Coelba foram fazer instalações em algumas residências. Na ocasião, eles colocavam os fios novos e, quando retiravam os fios velhos e sem uso, jogavam na calçada e no chão os fios que não iriam usar mais.
Não é incomum ver rolos de fio pendurados nos postes. Os moradores dizem que algumas empresas que prestam serviços de telefonia, internet ou TV à cabo deixam os fios que não tem mais utlidade na rua. Edmundo, morador da localidade afirmou que "sempre foi assim":
“Toda vez que alguém mexe, não importa quem, dá algum problema. Ou falta luz ou cai a linha do telefone. Estão sempre ‘fuçando’ e sempre fica a mesma bagunça". Ele ainda disse que o problema é a falta de fiscalização no local.
O QUE DIZ A COELBA
Por meio de nota à imprensa, a Coelba disse que é responsabilidade das operadoras a manutenção dos seus cabos e a remoção dos condutores inativos. Confira a nota na íntegra:
"O compartilhamento dos postes da rede elétrica com as empresas de telefonia, internet e TV a cabo é determinado pelas Resoluções Conjuntas 001/1999 e 002/2001, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Agência Nacional do Petróleo (ANP), 004/2014 da Aneel e Anatel e 797/2017, da Aneel. De acordo com as Resoluções, as empresas que utilizam os postes precisam estar regularizadas e atender à normas técnicas e comerciais específicas. É responsabilidade das operadoras a manutenção dos seus cabos e a remoção dos condutores inativos".
LEIA MAIS: Policial civil estapeia dono de "paredão" imobilizado por agentes da Guarda Municipal em Salvador; assista
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!