Letalidade da polícia baiana é discutida por MP e secretários do governo
A reunião aconteceu nesta quinta-feira (21/9) entre o Ministério Público da Bahia e Secretarias de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e da Segurança Pública (SSP)
Por Da Redação.
Uma reunião para discutir os desafios da atividade policial na Bahia aconteceu nesta quinta-feira (22/9) na sede do Ministério Público da Bahia, em Salvador, com as Secretarias de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e da Segurança Pública (SSP). Durante a reunião, foram avaliadas medidas para o fortalecimento policial no estado e o enfrentamento à violência e a letalidade policial. A ideia é trazer sugestões para a elaboração de proposta de um Plano Estadual de Redução de Letalidade Decorrente de Intervenção Policial. O plano visa ações preventivas para reduzir a criminalidade e as mortes em decorrência de operações policiais .
"A ideia é qualificarmos, cada vez mais, a atuação policial com eficiência; menos letalidade e proteção aos direitos humanos. Na reunião de hoje, ouvimos importantes sugestões do MP acerca deste tema e seguiremos trabalhando para dialogar com as instituições públicas e com as entidades da sociedade civil”, contou o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas.
O plano tem como intuito realizar as operações mapeando as áreas de conflitos, rastreando armas, utilizando câmeras e sistemas de geolocalização, cuidando da saúde mental dos agentes e das vítimas de violência, modernizando e aprimorando perícias técnicas, compartilhando informações, monitorando atividades policiais, capacitando e formando direitos humanos para o combate às violações, criando canais de atendimento à população e ações socioeducativas.
LEIA MAIS: Polícia encontra mais um laboratório de drogas na Bahia; é o 12º neste ano
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).