Inema concede licença para implantação do VLT no Comércio
A licença autoriza a alteração do projeto inicial, que já consistia na edificação do VLT até o Comércio; anteriormente, contudo, o transporte teria uma bifurcação cujo trecho iria até o Acesso Norte do metrô.
O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) concedeu licença para que a Companhia de Transportes da Bahia (CTB) construa o novo projeto do VLT até o Comércio, atualmente em estudos. As informações constam na edição desta terça-feira (12/11) do Diário Oficial do Estado.
A licença autoriza a alteração do projeto inicial, que já consistia na edificação do veículo leve sobre trilhos até o Comércio. Anteriormente, contudo, o transporte teria uma bifurcação cujo trecho iria até o Acesso Norte do metrô. Com a mudança do trajeto, a integração com o sistema metroviário acontecerá em Águas Claras, não mais neste ponto pensado inicialmente.
O projeto inicial do VLT do Subúrbio naufragou em agosto do ano de 2023, quando houve distrato entre o governo do estado e a Metrogeen Skyrail, concessionária que construiria o modal. A decisão foi tomada após avaliação de propostas de reequilíbrio contratual apresentadas pela empresa. A gestão estadual entendeu, à época, que as sugestões não atendiam o equilíbrio econômico necessário.
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O VLT vai abranger três trechos: da Ilha de São João à Calçada, de Paripe a Águas Claras e de Águas Claras à orla de Piatã. No total, o percurso será de 36,4 quilômetros, com 34 paradas.
O orçamento total das obras, reunindo os três lotes, é de mais de R$ 5 bilhões. O modal teve autorização para o início em junho de 2024. Em julho, houve a oficialização da compra de equipamentos elétricos e 40 trens com o Governo do Mato Grosso. A previsão é de que os primeiros testes tenham início em 2026.
Este projeto, inclusive, é maior que o primeiro. Seriam 25 estações em duas linhas: a amarela, de Ilha de São João até o Acesso Norte, e a verde, da Feira de São Joaquim ao Comércio. Agora, portanto, o VLT atravessará a cidade e ligará o Subúrbio Ferroviário à orla.
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