Governo da Bahia anuncia dois novos voos internacionais; veja quais
A partir de abril, a Sky Airline operará duas frequências semanais na rota Buenos Aires-Salvador
Por Da Redação.
O governador Jerônimo Rodrigues anunciou, nesta quinta-feira (27), um pacote de iniciativas estratégicas para impulsionar o turismo em Salvador, que completa 476 anos neste sábado (29). Durante evento no Hotel Wish, no Campo Grande, apresentado pelo ator Jackson Costa, foram divulgados projetos voltados à modernização e profissionalização do setor, com foco na promoção cultural e na ampliação da conectividade aérea internacional.
Uma das principais novidades foi o anúncio de dois novos voos internacionais para a capital baiana. A partir de abril, a Sky Airline operará duas frequências semanais na rota Buenos Aires-Salvador. Já em junho, a Air Europa aumentará para quatro o número de voos semanais entre Madri e Salvador, algo inédito nos últimos 20 anos.
O secretário estadual de Turismo, Mauricio Bacelar, destacou o impacto dessas medidas. “O Governo do Estado reforça seu compromisso com a ampliação do fluxo turístico e a consolidação de Salvador como um dos principais destinos do país, além de garantir a chegada de dois voos inéditos”, afirmou.
Entre os projetos anunciados está a segunda fase do plano de Sinalização Turística de Salvador, que contará com um investimento superior a R$ 2 milhões, viabilizado pela Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) em parceria com o Ministério do Turismo. A iniciativa prevê a instalação de placas de orientação em locais estratégicos, como o Subúrbio Ferroviário e a Orla, facilitando a mobilidade dos visitantes e moradores.
Jerônimo Rodrigues enfatizou a importância do setor para o desenvolvimento do estado. “O fortalecimento do turismo é uma prioridade do nosso governo. Queremos gerar emprego e renda, valorizando nossa cultura e nossa gente. Salvador tem um potencial imenso, e precisamos explorar essa diversidade para fortalecer ainda mais o turismo na Bahia”, declarou.
Outra medida anunciada foi o início de um curso de capacitação para guias de turismo, com ênfase no Afroturismo. O programa, que ocorrerá entre maio e agosto, terá 30 vagas e oferecerá aulas presenciais no Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), no Pelourinho, abordando a influência da cultura africana na Bahia.
O evento também marcou a entrega de certificados a 30 feirantes da Feira de São Joaquim e do Mercado de Paripe, que participaram de cursos promovidos pela Setur-BA em parceria com o SENAC. As qualificações abrangeram boas práticas de higiene, manipulação de alimentos, técnicas de empratamento de comida baiana, cervejas artesanais e merchandising visual.
O vice-governador Geraldo Júnior reforçou o compromisso do governo com o setor. “Antes de preparar Salvador para o turista, temos que preparar Salvador para quem mora aqui. O turismo é uma indústria em constante crescimento, e nosso papel é fortalecê-lo cada vez mais”, ressaltou.
Por fim, foi lançado o Guia dos Museus de Salvador, com 10 mil exemplares distribuídos gratuitamente nos Serviços de Atendimento ao Turista do Aeroporto, Pelourinho, Barra e Rodoviária. O material reúne informações sobre 40 espaços culturais da cidade, promovendo uma imersão na história e na arte de Salvador e do Brasil.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).