Feriado de 2 de Julho altera trânsito em Salvador; veja o que muda
Mudanças no trânsito em Salvador incluem bloqueios, desvios e proibição de estacionamento
Por Da Redação.
O trânsito em Salvador sofrerá mudanças entre os dias 1º e 5 de julho devido às comemorações pela Independência da Bahia. A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) montou uma operação especial para garantir a fluidez do tráfego e a segurança viária durante os eventos cívicos que ocorrem em bairros como Pirajá, Lapinha e Campo Grande.
+ Vai chover no 2 de Julho? Veja previsão para o feriado em Salvador
+ Desfile do 2 de Julho contará com mais de 150 fanfarras na Bahia
Na véspera do feriado, terça-feira (1º), o estacionamento será proibido na Rua Oito de Novembro, em Pirajá, entre 7h e 19h. A partir das 15h, agentes iniciarão o monitoramento do tráfego de veículos e da circulação de pedestres na região. Já às 22h, terão início as instalações de 26 barreiras fixas em pontos estratégicos como a Rua São José de Cima, Rua dos Perdões, Ladeira Ramos de Queiroz e Avenida Sete de Setembro.
Na quarta-feira (2), o esquema será intensificado. A partir da meia-noite, será proibido o estacionamento e a circulação de veículos em diversas vias centrais da cidade, como Largo da Lapinha, Corredor da Lapinha, Rua São José de Cima, Rua Emídio dos Santos, Rua Direta de Santo Antônio e Praça Municipal. Às 5h, entram em funcionamento 18 barreiras móveis e tem início o desvio do tráfego da Estrada da Liberdade para a Rua Pero Vaz. Algumas vias terão o sentido alterado, como a Rua Emídio dos Santos, que funcionará em mão dupla, e a Rua Professor Palma, que terá sentido invertido.
Ainda no dia 2, o trânsito será monitorado a partir das 6h no Largo do Tamarineiro, onde haverá controle de estacionamento. Um corredor exclusivo para veículos credenciados será implantado, com trajeto pela Avenida Anita Garibaldi, Dique do Tororó, Rua Djalma Dutra e outras vias da região. A partir das 13h, novas restrições passam a valer: será proibida a circulação de veículos na Praça Municipal, Avenida Sete de Setembro, Largo do Campo Grande e adjacências, onde também serão instaladas novas barreiras móveis.
Durante o tradicional cortejo da “Passagem do Fogo Simbólico”, marcado para as 14h da quarta-feira (2), haverá interdição progressiva do tráfego em vias como a Estrada de Campinas de Pirajá, Avenida Bonocô, Avenida Vasco da Gama, Vale dos Barris e Avenida Leovigildo Filgueiras, até a chegada no Campo Grande.
Já no dia 5 de julho, com a realização da “Volta dos Carros Emblemáticos”, haverá proibição de estacionamento a partir das 14h no Largo da Lapinha, onde também será feito ordenamento do trânsito. Às 17h, será iniciada a interdição progressiva de diversas ruas e avenidas do Centro, como a Avenida Sete de Setembro, Praça Castro Alves, Rua Chile e Ladeira da Soledade.
Trânsito em Salvador na Festa de Labatut
Nos dias 11, 12 e 13 de julho, por conta da Festa de Labatut, o trânsito será novamente impactado no bairro de Pirajá. O estacionamento e a circulação de veículos estarão proibidos em trechos da Rua 24 de Agosto e na Rua Oito de Novembro, em horários específicos que variam das 15h até a madrugada do dia seguinte.
Durante os períodos de interdição, o acesso às áreas restritas será permitido apenas a moradores e pessoas com comprovante de residência. Veículos de serviços públicos devidamente identificados, como ambulâncias, viaturas policiais e carros da Transalvador, terão livre trânsito. Rotas alternativas e terminais provisórios também serão utilizados para minimizar os impactos no transporte coletivo.
LEIA MAIS: Lula deve participar do cortejo do 2 de Julho em Salvador
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).