Feira de Fogos de Artifício acontecerá com menos barraca após dois anos sem São João
Por conta da pandemia, das 18 barracas que eram montadas, neste ano apenas 7 barracas foram instaladas pelos comerciantes.
Suspensa por causa da pandemia do novocoronavírus, a Feira dos Fogos de Artifício tem previsão de ser reaberta na próxima semana. Após dois anos sem São João, os itens completavam a saudade das comidas típicas, licor e forró.
Antes da data, membros do Centro de Atividades Técnicas e Pesquisa, do Corpo de Bombeiros da Bahia, realizaram vistoria no espaço localizado na Avenida Luís Viana Filho, na Paralela. A feira funcionará até o próximo dia 2 de Julho das 8h da manhã às 22h. Por conta da pandemia, das 18 barracas que eram montadas, neste ano apenas 7 barracas foram instaladas pelos comerciantes.
O coronel José Sturato, responsável por comandar a fiscalização, deu algumas orientações para os barraqueiros e também para o consumidor. “É necessário que todas as barracas respeitem o distanciamento proposto, que é de 1,5m. Além disso, as prateleiras só podem ficar de apenas um lado. Aos consumidores a gente orienta sempre ficar atento aos informativos que ficam em cada embalagem é que tome todos os cuidados necessários para evitar acidentes”, explicou.
O comerciante, Josuel Almeida, tem a barraca Bom Preço há 40 anos, ele conta que dependia do rendimento e após dois anos sem ter vendas ele contou que teve que se virar para sobreviver e hoje comemora com a retomada. “É um ramo hereditário. Vai passando de pai para filho, ali você vai permeando no conhecimento, as pessoas que fabricam, as empresas que fabricam. É sim um ramo familiar. A maioria são irmãos, tios e sobrinhos. A tradição vem de família”, disse.
Após dois anos sem a festa, a expectativa dos comerciantes para a venda dos artefatos é de 30% a mais em relação à 2019, somente na capital baiana. Os comerciantes, no entanto, estão otimistas e acreditam na tradição junina. O Brasil é o terceiro país do mundo no uso de fogos de artifício.