Evento discute adaptação às mudanças climáticas na Bahia; veja a programação
A programação inclui painéis sobre gênero, juventude, políticas socioambientais e boas práticas de adaptação climática
O evento de encerramento do Projeto Resiliências Climáticas: Boas Práticas de Adaptação à Mudança do Clima acontece em Salvador, nos dias 18 e 19 de setembro. O projeto busca fortalecer a participação das comunidades tradicionais na promoção de políticas públicas de adaptação climática nos biomas Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga, além das áreas costeiras baianas.
A programação inclui painéis sobre gênero, juventude, políticas socioambientais e boas práticas de adaptação climática.
Criado em outubro de 2021, o Projeto Resiliências Climáticas é desenvolvido com povos e comunidades tradicionais que vivem em áreas representativas dos biomas Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica e das zonas costeiras da Bahia. O protagonismo das comunidades locais é reforçado em três pilares: capacitação e multiplicação de agentes do conhecimento; fortalecimento dos saberes ancestrais e monitoramento das políticas públicas.
A iniciativa é desenvolvida pela ONG italiana COSPE (Cooperazione per lo Sviluppo dei Paesi Emergenti) e o Grupo Ambientalista da Bahia (Gambá), com apoio da União Europeia.
PROGRAMAÇÃO
A abertura do evento acontece nesta quarta-feira (18/9), a partir das 13h30, com o Encontro da Rede Convergência pelo Clima, um conjunto de instituições que propõe, implementa, monitora e avalia políticas públicas relacionadas às mudanças climáticas na Bahia. Em seguida, ocorrerá o painel Gênero, Juventude e Mudanças Climáticas, que discutirá a diversidade nas decisões dadas para as profundas desigualdades sociais e econômicas existentes no país.
Na sequência, ocorre a elaboração da Carta da Rede Convergência pelo Clima, com diretrizes e estratégias de adaptação climática.
No segundo dia do evento, quinta-feira (19), a programação inicia com a apresentação dos resultados do projeto ao longo dos três anos de atuação. O painel Políticas Socioambientais em um Contexto de Mudanças Climáticas trará discussões sobre transição energética e apresentação do Relatório Luz de monitoramento de políticas ambientais.
Em seguida, acontece o Lançamento da Plataforma Colaborativa dos Povos, Culturas e da Natureza, construída com o auxílio das comunidades participantes do projeto.
À tarde, o painel Planejamento Local para Adaptação às Mudanças Climáticas discute a necessidade de abordar as especificidades de cada bioma, seguido do painel A Visão Territorial para a Resiliência Climática, que fala sobre como essas ações podem ser coordenadas a partir de uma perspectiva macro.
O evento encerra com uma troca de experiências sobre Boas Práticas de Adaptação às Mudanças Climáticas, um momento de reafirmação da meta do projeto: “Valorizar o saber ancestral para pertencer. Pertencer para decidir coletivamente. Decidir por resiliência climática”.
SERVIÇO:
Evento de Encerramento do Projeto Resiliências Climáticas: Boas Práticas de Adaptação à Mudança do Clima em Áreas Costeiras e nos Biomas Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga
Quando: 18 e 19 de setembro de 2024
Onde: Grande Hotel da Barra, Salvador
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).