Depois de atender mais de 2.840 vítimas da Covid, Hospital da Arena Fonte Nova é desativado
Segundo a secretária em exercício da Saúde, Tereza Paim, a diminuição da taxa sustentada de ocupação de leitos permitiu a desmobilização da unidade.
O Hospital de Campanha da Arena Fonte Nova foi desmobilizado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) nesta quarta-feira (15/9) após atender 2.840 pacientes diagnosticados com o novo coronavírus.
Segundo a secretária em exercício da Saúde, Tereza Paim, a diminuição da taxa sustentada de ocupação de leitos permitiu a desmobilização da unidade, que havia sido montada justamente com o intuito de ser uma das referências para atendimento a pacientes diagnosticados com Covid-19.
“Fazemos avaliações diárias da situação epidemiológica no estado e verificamos que poderíamos, no momento, desmobilizar a unidade sem prejuízo para assistência ao paciente com Covid-19”, afirma. De acordo com Tereza Paim, o Estado está atento para o caso de surgir novamente a demanda.
A unidade funcionou em dois períodos na arena esportiva, em Salvador. No ano de 2020, no período de 7 de junho a 16 de outubro, e em 2020, de 4 de março a 6 de setembro.
Com a desmobilização, os equipamentos dos 200 leitos serão redistribuídos para as diversas unidades de assistência da rede da Sesab. Apenas o tomógrafo ficará até dezembro no espaço cedido pela Arena Fonte Nova, caso haja uma eventual necessidade de reativação da unidade. Além do equipamento, a rede de gases também será mantida.
Até a manhã desta quarta, o estado contabilizava 905 leitos de UTI adulto e 897 leitos de enfermaria adulto destinados para o atendimento a pacientes com diagnóstico de Covid-19. Esses números já chegaram a 1624 leitos de UTI adulto e 1835 leitos clínicos. “Ainda que o total de leitos tenha sido reduzido, a taxa de ocupação está em níveis seguros”, concluiu Tereza Paim.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.