Chuva esperada para todo o mês de março caiu em apenas 48 horas, em Salvador; sirenes podem ser acionadas
Até as 17h desta sexta-feira, a Codesal registrou 260 ocorrências na capital. O maior quantitativo de ocorrências foi de ameaças de deslizamento com 60 registros.
Em visita à sede da Defesa Civil de Salvador (Codesal), nesta sexta-feira (4/3), o prefeito Bruno Reis (UB) comentou a situação na cidade em decorrência da constante chuva nos últimos dias
"Nas últimas 48 horas choveu cerca de 140 mm, quase que todo o volume previsto para o mês todo, sendo que nas principais áreas de risco - que monitoramos pelos sistemas de alerta - já chega perto de 130 mm. Caso esses números cheguem à casa de 150 mm, nós teremos que acionar as sirenes e vamos precisar da colaboração e compreensão da população de que é necessário realizar o evacuamento. Toda nossa equipe está mobilizada", disse o gestor.
Até as 17h desta sexta-feira, a Codesal registrou 260 ocorrências na capital. O maior quantitativo de ocorrências foi de ameaças de deslizamento com 60 registros. Nessa quinta (3), foram mais de 160 ocorrências registradas pelo órgão ao longo do dia.
"Não tivemos nenhum incidente mais grave, e esperamos que assim possa continuar. Investimos muito em tecnologia, conseguimos tomar decisões de forma antecipada e estamos atentos. Vamos seguir no plantão durante todo o final de semana e esperamos que a chuva possa passar e que a gente possa voltar à normalidade", completou Bruno Reis.
Com a frente fria instalada em Salvador neste final de semana, a Codesal permanece em esquema de plantão 24 horas, atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199. Além disso, o órgão tem utilizado o serviço de mensagem de texto (SMS) enviado para o celular, onde o cidadão recebe informações sobre situações de risco que podem ser provocadas, principalmente, pelo período chuvoso. A inscrição pode ser feita através do número 40199.
LEIA MAIS: Vacinações contra gripe e Covid-19 estão suspensas neste fim de semana, em Salvador
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.