Caminhada da Pedra de Xangô acontece neste domingo em Cajazeiras

A Caminhada da Pedra de Xangô tem concentração marcada para às 7h30, com café da manhã e encontro de representantes de terreiros de toda a Bahia

Por Lucas Pereira.

Considerado um sítio natural sagrado da cultura afro-brasileira, a Pedra de Xangô, em Cajazeiras X, recebe a 16ª edição de sua tradicional caminhada neste domingo (9), pelas ruas do bairro, sendo incentivo à resistência e resgate da memória do povo negro e das comunidades das religiões de matriz africana.


A caminhada da Pedra de Xangô chega à sua 16ª edição e acontece neste domingo. Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS

A caminhada da Pedra de Xangô chega à sua 16ª edição e acontece neste domingo. Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS




 
A atividade tem concentração marcada para às 7h30, com café da manhã e encontro de representantes de terreiros de toda a Bahia, além de adeptos de alguns estados brasileiros, como São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Rio Grande do Sul. 


O cortejo percorrerá cerca de 2 km, entre o Campo da Pronaica até a Pedra de Xangô, onde será depositado o tradicional "Amalá de Xangô", prato dedicado ao orixá, composto por quiabo, carne de boi, azeite, frutas e outros vegetais, que é "deitado", aos pés do monumento. Vale lembrar que a Pedra é tombada como patrimônio cultural do município de Salvador desde 2017.


Segundo Mãe Dialá, do Ilê Axé Babá Olufã Alá, em Cajazeiras, a Caminhada da Pedra de Xangô começou por iniciativa de uma grande ialorixá do bairro, chamada Mãe Zil, do Terreiro Tingongo Muende, de Cajazeiras XI que, depois de algumas edições, passou o bastão para Mãe Iara de Oxum. 


"Foram organizados 12 terreiros da região para cultuar aquele grande altar. Essa é uma caminhada de muita importância, devido ao seu contexto histórico, visto que aquele lugar era parte de um grande quilombo no passado, onde os negros fugidos de fazendas de Salvador se refugiavam. Hoje é um grande símbolo de resistência e de combate à intolerância religiosa".


Mãe Iara de Oxum, do Ilê T’omi Kiosísè Ayó, e coordenadora da caminhada, entende a atividade como um ato de resistência e resgate da cultura e ancestralidade do povo negro de Salvador. 


"A Pedra de Xangô representa um pedaço da história do povo negro e do povo de santo da cidade do Salvador. É um símbolo de resistência e uma referência à nossa ancestralidade. Essa luta para preservar aquele monumento contou com ações como essa caminhada, tradicionalmente no segundo domingo de fevereiro. Também foi necessária a união dos terreiros para preservar essa cultura e nossa ancestralidade, pois é para nós um dever físico e moral".


A Pedra de Xangô é tombada como patrimônio cultural do município de Salvador desde 2017.Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS

A Pedra de Xangô é tombada como patrimônio cultural do município de Salvador desde 2017.Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS




Siga a gente no InstaFacebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.