Bruno Reis anuncia ampliação do número de vacinadores e imunização para pessoas a partir de 52 anos
Desde o início da ação, em janeiro deste ano, a capital baiana vem imunizando o público nas fases indicadas pelo Plano Nacional de Imunização.
O prefeito Bruno Reis anunciou na manhã desta quarta-feira (9/6) que pretende acelerar ainda mais o processo de vacinação contra a Covid-19 em Salvador, principalmente neste período em que é celebrado o Dia Nacional da Imunização no Brasil. O gestor aproveitou o memento em que assinava um convenio com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) para revelar que a partir da quinta-feira (10/6) será iniciada a aplicação da primeira dose contra o coronavírus nos cidadãos a partir de 52 anos.
“O ritmo acaba sendo ditado conforme quantidade de vacinas. Ontem (8), fechamos o dia com 42% da população alvo, de um total de 1,978 milhão acima de 18 anos – vacinada com primeira dose, ou seja, 840 mil pessoas. Nossa expectativa é passar de 50% de imunizados no mês de junho. Aproveito também para fazer um apelo para as quase 21 mil pessoas que ainda não tomaram a segunda dose que compareçam aos postos.”
A segunda nova iniciativa anunciada pelo prefeito nesta quarta-feira foi ampliação do número de vacinadores da capital baiana. Atualmente, Salvador possui 1,5 mil profissionais de saúde envolvidos na vacinação, trabalhando todos os dias. Na próxima segunda (14/6), mais 250 profissionais vão reforçar a equipe.
"A Fieb vai disponibilizar 50 profissionais, sendo 30 auxiliares técnicos em enfermagem que vão atuar como vacinadores, e 30 auxiliares administrativos para trabalhar na triagem, que é a função mais difícil. Hoje, por exemplo, demandamos mais tempo na conferência e cadastramento dos dados do que na aplicação das doses. Essa cessão de pessoas se somará à nossa equipe e vai contribuir para abrir ainda mais novos públicos e acelerar a vacinação”, explicou Bruno Reis.
O presidente da Fieb ressaltou que a cessão de pessoal foi uma das possibilidades de contribuição da entidade para ajudar no processo de imunização dos cidadãos de Salvador. “Estamos entrando na prioridade da vacinação para o industriário e sabemos que todos os recursos são limitados para o processo o de vacinação, quer seja financeiro, humano ou mesmo de logística. Nada mais justo que possamos dar nossa contribuição no processo de vacinação e, como ainda não existe fornecimento elevado de doses, optamos por colaborar com maior estratégia de nosso pessoal, que já dá normalmente assistência de vacinação’, declarou Ricardo Alban. O período do convênio é de seis meses.
Desde o início da ação, em janeiro deste ano, a capital baiana vem imunizando o público nas fases indicadas pelo Plano Nacional de Imunização. Bruno aproveitou a oportunidade ainda para lembrar que, mesmo com o agravamento do número de casos, provocados pela segunda onda de contaminação e novas variantes da Covid-19, a cidade tem conseguido passar pela batalha com a satisfação de não ter, em qualquer momento, colapso no sistema de saúde de Salvador. “No entanto, só com a vacina não poderemos precisar adotar mais medidas e a cidade voltar à sua normalidade”, pontuou.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.