2ª Caminhada Cultural de Zé Pelintra acontece no próximo domingo (28) em Salvador
Zé Pelintra ou Zé Pilintra é uma falange de entidades de luz originária da crença sincrética denominada Catimbó, surgida na Região Nordeste do Brasil
No próximo domingo (28/4), acontece, em Salvador, a 2ª Caminhada Cultural de Zé Pelintra. O evento tem saída prevista para as 10h, na Praça Castro Alves, Centro Histórico da cidade.
Após realizações de uma Audiência Pública, na Câmara de Vereadores, e de uma Consulta Pública, veiculada em redes sociais, a Caminhada reforça o pleito pelo reconhecimento do dia 30 de abril como Dia Municipal de Zé Pelintra na cidade de Salvador.
Atualmente está em tramitação na Câmara de Salvador, um Projeto de Lei que defende a criação da data.
SOBRE ZÉ PELINTRA
Zé Pelintra ou Zé Pilintra é uma falange de entidades de luz originária da crença sincrética denominada Catimbó, surgida na Região Nordeste do Brasil.
Ele também é comumente incorporado em terreiros de Umbanda, tendo seu culto difundido em todo o Brasil. Nessa religião, é considerado parte da linha de trabalho dos malandros.
O Zé Pelintra é uma das mais importantes entidades de cultos afro-brasileiros, especialmente entre os umbandistas. É considerado o espírito patrono dos bares, locais de jogo e sarjetas, embora não alinhado com entidades de cunho negativo, é uma espécie de transcrição arquetípica do "malandro". Exatamente por isso, serve igualmente como um arquétipo da cultura de origem africana enquanto alvo de preconceito.
Segundo relatos, teria nascido no estado de Pernambuco. Há, ainda, relatos de que nasceu próximo à cidade pernambucana de Exu.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).