Defensoria recomenda alteração do nome da rua 'Morro do Escravo Miguel', em Ondina

A indicação visa eliminar qualquer ideia que marque a história negra de forma discriminatória

Por Da Redação.

Defensoria recomenda alteração do nome da rua 'Morro do Escravo Miguel', em OndinaReprodução/ Google Maps

A Defensoria Pública da Bahia (DPE-BA) recomendou à Prefeitura de Salvador que mude o nome da rua "Morro do Escravo Miguel", situada no bairro de Ondina, em Salvador, por entender que ele enaltece os resquícios de um período de dor à população negra. A indicação foi informada pelo órgão nesta quinta-feira (7/3).

O objetivo da indicação é conscientizar a população, enaltecendo a força e resiliência das pessoas negras brasileiras, contribuindo para que seu passado não seja resumido ao período em que foram escravizado, como destaca a defensora Letícia Peçanha, coordenadora do Núcleo de Equidade Racial da DPE-BA:

"A recomendação tem o intuito de ressaltar que pessoas negras não eram, em si, escravas. O povo negro foi escravizado e este passado, que até hoje tem inúmeros reflexos em nossa sociedade, deve ser lembrado com referências positivas à luta negra, homenageando os que ousaram lutar contra a ordem escravocrata, em vez de reproduzir a desumanização do lugar comum de escravo".

Para nomear uma rua, bairro, avenida ou logadouros públicos são incluídos critérios como figuras e personalidades que carreguem um legado histórico ou heroico, datas significativas e fatos relevantes para o país. O Brasil foi o último país a erradicar a escravidão e o que mais traficou povos escravizados. Logo, manter o nome da rua com uma conotação racista como essa, de alguma forma, significa manter em resquícios esse legado de preconceito.

LEIA MAIS: Pugilista baiana vence filipina em primeira luta do Pré-Olímpico de Boxe

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.