Policiais 'blogueiros' são alvo de processo administrativo por divulgação de rifas
Em suas redes sociais, Alexandre "Tchaca Tchaca" foi o único dos três policiais citados a se posicionar
Os policiais Lázaro Alexandre Pereira de Andrade, conhecido como "Tchaca Tchaca", Jeferson Silva França, "França" e Alexandre Santos da Conceição, "Xandy", são alvo de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) da Polícia Militar da Bahia. A investigação apura a divulgação de rifas e a prática de atitudes que ferem o código da PM, como uso de fardamento e armas nas redes sociais.
Apenas no Instagram, o trio de amigos soma cerca de 217 mil seguidores e costuma divulgar os sorteios de azar e compartilhar o dia a dia de suas operações como agentes da PM. Segundo o documento do PAD, ao qual o Aratu On teve acesso, os agentes serão levados até a Corregedoria da PM não apenas por usar a farda para divulgar os jogos, como também por filmar e postar em seu perfil o uso do uniforme e armamentos da corporação.
Ainda conforme o PAD, Tchaca, França e Xandy terão suas condutas apuradas, sendo submetidos ao Conselho de Disciplina. Os três podem ser afastados de suas funções por 30 dias, a partir do início do trâmite, tendo a suspensão do uniforme e do uso de armamentos por um prazo que pode ser prorrogado.
Confira trecho do documento, referente ao PAD do soldado Lázaro Alexandre, quanto às referidas divulgações.
"Consoante Relatório de Mídia Social n.° 026, oriundo da Coordenação de Avaliação e Investigação da Corregedoria da PMBA, o acusado realizou postagens de forma intercalada e rotineira na rede social "Instagram®*, onde aparece utilizando o uniforme da Corporação, bem como realiza propagandas de produtos diversos, posta fotos e vídeos, além de promover rifas e sorteios similares no perfil "alexandrethaca" ... Em 18Abr23 publicou no perfil "@alexandrethaca" no "Instagram®" propaganda da rifa chamada "RIFA DOS AMIGOS", ao custo de R$0,03 por bilhete, com premiação de RS 1.000.00 (um mil reais): no dia 21 Abr23 divulgou no perfil "@alexandrethaca"*, rifa de um automóvel marca Toyota, modelo Corolla, cor preta, no valor de RS 1,50 (um real e cinquenta centavos), informando que no dia 30Abr23 divulgaria a data do sorteio pela loteria federal."
Em suas redes sociais, Alexandre "Tchaca Tchaca" foi o único dos três citados a se posicionar. Segundo o militar, ele está buscando seus advogados, pois não tem ciência da sua presença em um processo administrativo relacionado ao tema.
Aratu On entrou em contato com a assessoria da Polícia Militar da Bahia, solicitando posicionamento oficial sobre o caso. A reportagem será atualizada, assim que a resposta for enviada.
LEIA MAIS: Ameaçados, pais de bebê morta em Vera Cruz acusam médico de produzir laudo falso
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!