AO VIVO Últimas Notícias
26/12/2023 09h19 | Atualizado em 26/12/2023 12h16

Novo edital de licitação do VLT do Subúrbio será lançado nesta quarta, diz Jerônimo

A licitação será aberta após rescisão amigável entre o governo da Bahia e Metrogeen Skyrail, consórcio formado por empresas chinesas

Novo edital de licitação do VLT do Subúrbio será lançado nesta quarta, diz Jerônimo Foto: divulgação
Matheus Caldas

*Com colaboração do coordenador Diorgenes Xavier

O novo edital de licitação para o VLT do Subúrbio de Salvador será lançado nesta quarta-feira (27/12), no Diário Oficial do Estado. A garantia foi dada pelo governador Jerônimo Rodrigues, nesta terça-feira (26/12), durante café da manhã com jornalistas.

A licitação será aberta após rescisão amigável entre o governo da Bahia e Metrogeen Skyrail, consórcio formado por empresas chinesas. Mesmo sem sair do papel, o antigo projeto custou quase R$ 57 milhões aos cofres públicos. 

LEIA MAIS: VLT de Salvador: nova obra deve custar R$ 3,5 bilhões aos cofres públicos

O distrato se deu após a Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE-BA) apontar a rescisão como saída diante da urgência de solução para a continuidade da implantação do sistema de transporte. O órgão também apontou “inviabilidade atual” de reconhecer reequilíbrio econômico-financeiro sem estudos complexos, ou garantia de que o contrato manteria a sua capacidade de execução, ou seja, não comprovada a vantagem da proposta da empresa.

A versão atualizada do projeto deve conter modificações. O modal deve ser construído apenas até a Calçada, excluindo, assim, o Acesso Norte e o Comércio. Por outro lado, Jerônimo assegura que o VLT terá traçado maior que o previsto inicialmente. O novo projeto analisado pela gestão estadual pretende levar o transporte de Paripe até Piatã, passando pela Nova Rodoviária, em Águas Claras, e pela Estrada do Derba, que deve ser duplicada com investimentos do Novo PAC.

Este novo traçado, que também está incluído no planejamento do governo Lula, deve ficar para o futuro. Em setembro, o governador disse ao Aratu On que a prioridade, no momento, é construir o trecho que ligará a Calçada ao Subúrbio.

LEIA MAIS: Rotondano pretende levar núcleo de regularização fundiária para o CNJ: ‘Eu quero ajudar as pessoas’

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!