Cidade

Número de casos de assédio contra mulheres cresce na Bahia em 2023

Segundo o estudo, 97% das mulheres que vivem no Brasil relataram ter medo de sofrer algum tipo de violência ao sair de casa

Por Mateus Xavier

Número de casos de assédio contra mulheres cresce na Bahia em 2023Créditos da foto: Reprodução

Sete em cada 10 mulheres brasileiras já relataram ter passado por algum tipo de violência ou assédio em deslocamento na Bahia, seja em ônibus, ou caminhando pelas ruas, por exemplo. No estado, o número de casos por importunação sexual saltou de 414 em 2022 para 438 neste ano. Os dados são do Instituto Patrícia Galvão e Locomotiva, com apoio da Uber.


Segundo o estudo, 97% das mulheres que vivem no Brasil relataram ter medo de sofrer algum tipo de violência ao sair de suas casas. Dentre os assédios, as cantadas e encaradas somam 60% das queixas, sequestro relâmpago foi comentado por 32% das entrevistadas, importunação sexual por 27%, discriminação por 17% e passaram por agressão física, 12% delas. Somado a isso, 7% das mulheres relaram a situação de estupro.


Neste ano, as Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAM) passaram a investigar também esses casos. Para denunciar, deve-se ligar para 190, ou 181. Outra alternativa é comparecer até uma das delegacias especializadas.


O assunto foi destaque no Bom dia Bahia, programa da TV Aratu.


https://youtu.be/Tlx_RR_vs8Q

LEIA MAIS: Carro pega fogo e deixa trânsito lento na Avenida Paralela; idoso tem ferimentos leves


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.