Número de casos de assédio contra mulheres cresce na Bahia em 2023
Segundo o estudo, 97% das mulheres que vivem no Brasil relataram ter medo de sofrer algum tipo de violência ao sair de casa
Sete em cada 10 mulheres brasileiras já relataram ter passado por algum tipo de violência ou assédio em deslocamento na Bahia, seja em ônibus, ou caminhando pelas ruas, por exemplo. No estado, o número de casos por importunação sexual saltou de 414 em 2022 para 438 neste ano. Os dados são do Instituto Patrícia Galvão e Locomotiva, com apoio da Uber.
Segundo o estudo, 97% das mulheres que vivem no Brasil relataram ter medo de sofrer algum tipo de violência ao sair de suas casas. Dentre os assédios, as cantadas e encaradas somam 60% das queixas, sequestro relâmpago foi comentado por 32% das entrevistadas, importunação sexual por 27%, discriminação por 17% e passaram por agressão física, 12% delas. Somado a isso, 7% das mulheres relaram a situação de estupro.
Neste ano, as Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAM) passaram a investigar também esses casos. Para denunciar, deve-se ligar para 190, ou 181. Outra alternativa é comparecer até uma das delegacias especializadas.
O assunto foi destaque no Bom dia Bahia, programa da TV Aratu.
https://youtu.be/Tlx_RR_vs8Q
LEIA MAIS: Carro pega fogo e deixa trânsito lento na Avenida Paralela; idoso tem ferimentos leves
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!