Segundo o relatório mensal do Instituto Fogo Cruzado, Salvador e Região Metropolitana acumularam 118 tiroteios no mês de fevereiro deste ano. Ainda de acordo com informações do estudo, 79 pessoas foram mortas e outras 24 ficaram feridas. Questionada no início da tarde desta segunda-feira (3/4), a Secretária de Segurança Pública (SSP) contestou os dados.
O número é superior aos casos de janeiro, mês em que foram registrados 109 tiroteios, com 72 mortos e 12 feridos. Segundo o estudo, 37 deles ocorreram em ações e operações policiais e 31 foram em meio a disputas entre facções. Seis pessoas foram vítimas de balas perdidas e, destas, uma foi morta e outras cinco ficaram feridas.
O QUE DIZ A SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA
Por meio de nota, a Secretaria de Segurança Pública informou que não vai comentar os dados apresentados e ainda afirmou que, como as informações não vieram de um órgão oficial, podem estar distorcidas.
Confira a nota completa:
“A Secretaria da Segurança não comenta os dados apresentados pelo aplicativo. Por não se tratar de um recurso oficial, não é possível atestar a veracidade das informações que são apresentadas, impossibilitando, inclusive, a utilização desse recurso para fins policiais. Os dados gerados indiscriminadamente e sem confirmação oficial podem produzir estatísticas distorcidas“.
VÍTIMAS DO ESTUDO
Ainda conforme o instituto, a maioria das vítimas por arma de fogo é formada por homens. Deles, 74 foram mortos e 15 ficaram feridos. Entre as mulheres, quatro foram mortas e seis ficaram feridas. Outras quatro pessoas não foram identificadas.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!