AO VIVO Últimas Notícias
16/02/2022 08h59 | Atualizado em 31/01/2023 11h24

Salvador ultrapassa marca de 100 mil crianças vacinadas contra a Covid-19; número representa 55% do público-alvo

Em menos de um mês do início da vacinação do público infantil, Salvador ultrapassou a marca de 100 mil crianças entre 5 e 11 anos imunizadas contra a Covid-19 em Salvador.

Salvador ultrapassa marca de 100 mil crianças vacinadas contra a Covid-19; número representa 55% do público-alvo Foto: ilustrativa
Da Redação

Em menos de um mês do início da vacinação do público infantil, Salvador ultrapassou a marca de 100 mil crianças entre 5 e 11 anos imunizadas contra a Covid-19, o que representa 55% do público-alvo protegido. O alto índice – um dos maiores dentre todas as capitais brasileiras – é resultado de uma série de ações estratégicas da Prefeitura, realizadas, segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Apenas na última edição do dia Dia da Criança é Dia de Vacina, realizado no sábado (12/2) quase 20 mil crianças receberam o imunizante. Conforme nota recente divulgada pelo Ministério da Saúde (SMS), embora crianças adoeçam menos por Covid-19 e menos frequentemente desenvolvam formas graves da doença, elas transmitem o vírus na comunidade escolar e também fora dela. Sendo assim, a vacinação de crianças é ação imprescindível para garantir a continuidade das atividades escolares na forma presencial, de forma segura.

Além disso, diz a nota que, embora menos suscetíveis às formas clínicas graves da Covid-19, crianças e adolescentes não são indiferentes ao seu impacto, quando considerada a dimensão mental. Os estudos apontam para retrocessos no desenvolvimento psicomotor, transtornos do humor, alimentares e do sono.

De acordo com o titular da SMS, Leo Prates, as vacinas são a melhor forma de evitar mortes e sequelas graves decorrentes da Covid-19. “Portanto, a vacinação de crianças e adolescentes contra a Covid-19 é uma ferramenta fundamental para o controle da pandemia, e perceber que estamos avançando rápido na cobertura vacinal desse público nos enche de esperanças e mostra que a atuação da Prefeitura focada em cada grupo, tem surtido efeitos e os pais estão nos apoiando”, destaca.

ADOLESCENTES 

Os dados são ainda mais expressivos entre os adolescentes de 12 a 17 anos. Até o momento, mais de 99,4% dos jovens foram imunizados na capital baiana.

Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.

Fonte: Prefeitura de Salvador