Padre Julio em Salvador: 'Deus está no meio de nós, e não acima de tudo'

Padre Julio Lancellotti destacou presença de Deus entre o povo durante missa em Salvador

Por Juana Castro.

Durante a missa em honra a Santa Dulce dos Pobres, celebrada nesta quinta-feira (7) no Santuário da religiosa, na Cidade Baixa, em Salvador, o padre Julio Lancellotti - natural de São Paulo - fez uma reflexão crítica sobre o uso da religiosidade. O sacerdote defendeu que Deus não está “acima de tudo”, mas, sim, "no meio de nós".

Padre Julio Lancellotti presidiu missa em honra a Santa Dulce dos Pobres, em Salvador | Imagem: reprodução/YouTube

“Vamos, mais uma vez, invocar que Deus está no meio de nós. Não adianta dizer que [Deus] está acima e pôr o povo abaixo de nada”. Em seguida, completou: “É isso que a gente reza e depois esquece. A gente faz a invocação, diz 'Ele está no meio de nós' e depois fala 'Deus acima de tudo'. Se não, vira uma bagunça. A gente fala uma coisa e faz outra”.

As palavras de padre Julio fazem referência indireta ao bordão utilizado por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro - “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos” -, frequentemente usado em manifestações de grupos autodenominados patriotas.

Encerrando sua fala, o religioso conduziu a invocação litúrgica tradicional - “O Senhor esteja convosco” -, ao que os fiéis responderam: “Ele está no meio de nós”. Em seguida, exclamou: “Viva Santa Dulce dos Pobres!”.

Veja abaixo:

Padre Julio diz acredtiar no 'Dulcismo'

Em entrevista ao site Bahia Notícias, também nesta quinta-feira (7), padre Julio comentou a atualidade do legado de Santa Dulce, canonizada em 2019. Segundo ele, o “Dulcismo” representa a essência do evangelho: 

“Acredito que o ‘dulcismo’ na sua essência é um segmento de Jesus, que é conflitivo, desafiador e dissonante com o que esse mundo propõe. A meritocracia, não a misericórdia. Santa Dulce é a misericórdia em ação”.

Para o pároco, a espiritualidade de Dulce se traduz em serviço concreto: “A palavra sempre é essa: amar e servir os mais pobres. Não buscar força, nem glória, nem sucesso, mas serviço. A jarra e a bacia, o curativo, o afeto, o olhar, a palavra de partilha, o pão para todos”.

Padre Julio em missa em honra a Santa Dulce dos Pobres | Imagem: reprodução/YouTube

Padre Julio fala sobre taxação dos super-ricos

Reconhecido pelo trabalho com a população em situação de rua, padre Julio também se posicionou sobre as dificuldades em avançar com políticas públicas no Congresso Nacional. “Não estamos procurando vencer, nem êxito, mas fidelidade até o fim. Eu sei que vou perder, mas não luto para ganhar. Luto para ser fiel. Até o fim vamos denunciar a desigualdade, como agora a dificuldade que o Congresso tem de aprovar a taxação das grandes fortunas”, afirmou.

Ele completou: “Não querem, e isso é necessário, porque senão a desigualdade não acaba. Com uma mão, nós partilhamos o pão e com a outra, lutamos”.

Leia também: Governo considera manter isenção do Imposto de Renda em até dois salários mínimos

Festa de Santa Dulce reúne fiéis até 13 de agosto

A Festa de Santa Dulce dos Pobres segue até o dia 13 de agosto em Salvador, reunindo programação religiosa e cultural no Largo de Roma. Nesta quinta (7), a missa presidida por padre Julio Lancellotti foi o destaque do dia. À noite, a Praça Irmã Dulce recebe adoração ao Santíssimo Sacramento e missa campal com o Frei Josué.

Na sexta-feira (8), a programação inclui Missa Solene às 8h30 e a inauguração de uma imagem de Santa Dulce ao lado do Papa Francisco no Caminho da Fé - percurso entre o Santuário e a Igreja do Bonfim. Às 17h, a tradicional Procissão dos Arcos sairá do Bonfim em direção ao Santuário, relembrando a origem das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID).

A programação cultural será aberta às 20h com o show do cantor Daniel Boaventura na Praça Irmã Dulce, no Lardo de Roma.

Leia também: 'Eles têm voz': pessoas em situação de rua em Salvador contam histórias e são assistidas por projeto 'Pop Rua'

Leia também: Arquitetura hostil em Salvador: grades, cactos e bancos com divisórias afastam pessoas em situação de rua

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.