Padre Julio em Salvador: 'Deus está no meio de nós, e não acima de tudo'
Padre Julio Lancellotti destacou presença de Deus entre o povo durante missa em Salvador
Por Juana Castro.
Durante a missa em honra a Santa Dulce dos Pobres, celebrada nesta quinta-feira (7) no Santuário da religiosa, na Cidade Baixa, em Salvador, o padre Julio Lancellotti - natural de São Paulo - fez uma reflexão crítica sobre o uso da religiosidade. O sacerdote defendeu que Deus não está “acima de tudo”, mas, sim, "no meio de nós".
“Vamos, mais uma vez, invocar que Deus está no meio de nós. Não adianta dizer que [Deus] está acima e pôr o povo abaixo de nada”. Em seguida, completou: “É isso que a gente reza e depois esquece. A gente faz a invocação, diz 'Ele está no meio de nós' e depois fala 'Deus acima de tudo'. Se não, vira uma bagunça. A gente fala uma coisa e faz outra”.
As palavras de padre Julio fazem referência indireta ao bordão utilizado por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro - “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos” -, frequentemente usado em manifestações de grupos autodenominados patriotas.
Encerrando sua fala, o religioso conduziu a invocação litúrgica tradicional - “O Senhor esteja convosco” -, ao que os fiéis responderam: “Ele está no meio de nós”. Em seguida, exclamou: “Viva Santa Dulce dos Pobres!”.
Veja abaixo:
Padre Julio diz acredtiar no 'Dulcismo'
Em entrevista ao site Bahia Notícias, também nesta quinta-feira (7), padre Julio comentou a atualidade do legado de Santa Dulce, canonizada em 2019. Segundo ele, o “Dulcismo” representa a essência do evangelho:
“Acredito que o ‘dulcismo’ na sua essência é um segmento de Jesus, que é conflitivo, desafiador e dissonante com o que esse mundo propõe. A meritocracia, não a misericórdia. Santa Dulce é a misericórdia em ação”.
Para o pároco, a espiritualidade de Dulce se traduz em serviço concreto: “A palavra sempre é essa: amar e servir os mais pobres. Não buscar força, nem glória, nem sucesso, mas serviço. A jarra e a bacia, o curativo, o afeto, o olhar, a palavra de partilha, o pão para todos”.
Padre Julio fala sobre taxação dos super-ricos
Reconhecido pelo trabalho com a população em situação de rua, padre Julio também se posicionou sobre as dificuldades em avançar com políticas públicas no Congresso Nacional. “Não estamos procurando vencer, nem êxito, mas fidelidade até o fim. Eu sei que vou perder, mas não luto para ganhar. Luto para ser fiel. Até o fim vamos denunciar a desigualdade, como agora a dificuldade que o Congresso tem de aprovar a taxação das grandes fortunas”, afirmou.
Ele completou: “Não querem, e isso é necessário, porque senão a desigualdade não acaba. Com uma mão, nós partilhamos o pão e com a outra, lutamos”.
Leia também: Governo considera manter isenção do Imposto de Renda em até dois salários mínimos
Festa de Santa Dulce reúne fiéis até 13 de agosto
A Festa de Santa Dulce dos Pobres segue até o dia 13 de agosto em Salvador, reunindo programação religiosa e cultural no Largo de Roma. Nesta quinta (7), a missa presidida por padre Julio Lancellotti foi o destaque do dia. À noite, a Praça Irmã Dulce recebe adoração ao Santíssimo Sacramento e missa campal com o Frei Josué.
Na sexta-feira (8), a programação inclui Missa Solene às 8h30 e a inauguração de uma imagem de Santa Dulce ao lado do Papa Francisco no Caminho da Fé - percurso entre o Santuário e a Igreja do Bonfim. Às 17h, a tradicional Procissão dos Arcos sairá do Bonfim em direção ao Santuário, relembrando a origem das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID).
A programação cultural será aberta às 20h com o show do cantor Daniel Boaventura na Praça Irmã Dulce, no Lardo de Roma.
Leia também: 'Eles têm voz': pessoas em situação de rua em Salvador contam histórias e são assistidas por projeto 'Pop Rua'
Leia também: Arquitetura hostil em Salvador: grades, cactos e bancos com divisórias afastam pessoas em situação de rua
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).