Livro resgata trajetória dos ancestrais de Mãe Stella de Oxóssi
Livro "De Benedicta & Tibério à Mãe Stella de Oxóssi: a vida em tempo de viver" é de autoria de Diego Copque
Por Juana Castro.
Será lançado nesta quarta-feira (30), às 18h30, no M. E. Atelier de Fotografia, em Salvador, o livro "De Benedicta & Tibério à Mãe Stella de Oxóssi: a vida em tempo de viver (1850-2025)", do historiador Diego Copque.
Baseada em pesquisa histórica, a obra narra a trajetória de Benedicta e Tibério, africanos escravizados ilegalmente no Brasil mesmo após a proibição do tráfico pelo Estado brasileiro, com a Lei Eusébio de Queirós. Benedicta tornou-se cativa ganhadeira e conquistou sua liberdade e a dos filhos, tornando-se investidora e proprietária de imóveis em Salvador. Tibério participou da histórica greve dos ganhadores em 1857.
O livro reconstrói as experiências de luta, resistência e reconstrução familiar desses ancestrais diretos de Mãe Stella de Oxóssi, importante liderança religiosa e intelectual brasileira. Ao longo das páginas, Copque traça uma linha do tempo que vai do século XIX até os dias atuais, contextualizando as perseguições vividas por africanos e seus descendentes sob o regime imperial.
O lançamento acontece no M. E. Atelier de Fotografia, localizado na Ladeira do Boqueirão nº 6 – Santo Antônio Além do Carmo, Salvador-BA. A entrada é gratuita.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).