Criador do 'Bon Odori' recebe título de cidadão soteropolitano

Proposta do vereador Kel Torres (Republicanos) concede o título de cidadão soteropolitano ao criador do Bon Odori, Roberto Mizushima

Por Júlia Naomi.

A Câmara Municipal de Salvador concedeu o título de cidadão soteropolitano ao criador do 'Bon Odori', o Festival da Cultura Japonesa da capital baiana. A proposta que homenageou Roberto Fudio Mizushima, cônsul honorário do Japão em Salvador, na noite desta quarta-feira (8) é do vereador Kel Torres (Republicanos).

Roberto Mizushima, criador do 'Bon Odori

O título mais elevado que uma cidade pode conceder é dado a pessoas que tenham prestado serviços relevantes ao município. A atuação de Mizushima é ligada ao fortalecimento de laços culturais entre Salvador, Japão e a comunidade nipo-baiana, além da contribuição para a economia da região, com a implementação da empresa de contentores flexíveis Fujibag, em 1981, no polo petroquímico de Camaçari (BA). 

Em 2008, ano que marca o centenário da imigração japonesa no Brasil, ele idealizou a criação do festival conhecido como 'Bon Odori', que se consolidou como o segundo maior evento de cultura japonesa do Brasil. Na época, ele era presidente da Associação Cultural Nippo-Brasileira de Salvador (ANISA), cargo que exerceu durante 15 anos.

Roberto Mizushima também é responsável pela criação da Copa Fujibag, um torneio de beisebol que reúne equipes de diferentes estados do país, para competir na capital baiana. Ele foi jogador e técnico do time Anisa Troopers, um dos times soteropolitanos.

Time de beisebol Anisa Troopers, em Salvador. Foto: Reprodução / Facebook Anisa Troopers

Em 2022, ele foi nomeado cônsul honorário do Japão em Salvador, cargo voluntário em que trabalha para a ampliação das relações de turismo entre a cidade e o país asiático. Em agosto de 2025, por exemplo, a vice-prefeita e secretária de turismo Ana Paula Matos (PDT), compartilhou uma foto ao lado de Mizushima em seu perfil no Instagram. 

"Recebi aqui no gabinete, o Cônsul Honorário do Japão, Roberto Mizushima, para uma produtiva troca de ideias e projetos que fortaleçam o turismo e as ações culturais entre Brasil e Japão. Tratamos temas como irmanamento com cidades japonesas, divulgação de Salvador no Japão, práticas cidadãs e eventos esportivos em escolas municipais", escreveu a gestora.

Discurso do criador do 'Bon Odori' e mais novo cidadão da soteropolitano 

Roberto Mizushima nasceu em Tupã, cidade no interior de São Paulo, e veio morar em Salvador em 1981. "Encontrei uma cidade viva, a acolhedora e pulsante. Salvador me recebeu de braços abertos, encerrando definitivamente o meu desejo inicial de retornar à minha cidade a natal, em São Paulo", declarou, em seu discurso de agradecimento pela honraria.

"Cheguei a Bahia um ano após ter me casado com o Sônia, minha companheira de vida e todos de todos os desafios. Foi aqui que construímos o nosso lar e vimos nascer e crescer nossos três filhos: Guilherme, Henrique e Marcelo, todos os filhos desta terra. Eles representam uma ligação mais que verdadeira do amor que tenho por Salvador", continuou.

Qual a origem do Bon Odori?

Bon Odori é o nome de uma dança que faz parte das manifestações culturais budistas no Japão. Tradicionalmente, faz parte de um festival chamado Obon, originário do budismo chinês. A festa, que homenageia os espíritos dos antepassados, é celebrada entre os meses de julho e agosto, durante o verão no hemisfério norte.

Festival Da Cultura Japonesa de Salvador. Foto: Divulgação

Quando o Festival da Cultura Japonesa foi criado, o Bon Odori já era comemorado há 14 anos em Salvador, em uma festa reservada às famílias de descendentes de japoneses, associadas à ANISA. A proposta de Roberto Mizushima em 2008 foi tornar o evento um festival aberto ao público, que ficou conhecido popularmente pelo nome da tradição original.

Em 2025, ocorreu a 17° edição do Festival da Cultura Japonesa e o 32° Bon Odori.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.