Carnaval de Salvador estreia o primeiro bloco inclusivo para PCD
Com apoio da Sempre, GCM e FGM, o Furduncinho reuniu cerca de 80 PCDs e familiares no Circuito Osmar
Por Laraelen Oliveira.
O Carnaval de Salvador ganhou um novo capítulo de inclusão neste sábado (14), com a estreia do primeiro bloco voltado para pessoas com deficiência (PCDs). O Furduncinho percorreu o Circuito Osmar, entre o Campo Grande e a Praça Castro Alves, reunindo cerca de 80 foliões, entre crianças, adolescentes, pais e acompanhantes, ao som da banda da Guarda Municipal.
+ Porto da Pedra leva 70 profissionais do sexo à Sapucaí em desfile
Inclusão e protagonismo na avenida
A iniciativa é da Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), da Prefeitura-Bairro Centro/Brotas e da Fundação Gregório de Mattos (FGM). A proposta levou ainda mais cor, ludicidade e acessibilidade ao tradicional circuito da folia, reforçando o compromisso com um Carnaval mais democrático.

De acordo com a diretora de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência da Sempre, Daiane Pina, o bloco representa um marco para a cidade. “É o primeiro bloco de inclusão para PCDs no Carnaval da Prefeitura de Salvador. É um bloco do camarote acessível, para que as pessoas com deficiência possam brincar no Carnaval mais inclusivo do planeta. Fizemos o convite pelas redes sociais, para quem pudesse e quisesse participar. E está todo mundo aqui”, destacou.
+ Presidente Lula chega ao Carnaval de Salvador; veja imagens
Além do desfile, o bloquinho contou com a escolha do rei, rainha, príncipe e princesa, tornando o momento ainda mais especial para os participantes. A cantora Manu Dourado foi coroada como alteza do bloco e celebrou a experiência. “Estou muito feliz. É muita informação, muita animação. Curtir o Carnaval é sempre muito bom, eu adoro. Tem que aproveitar e mostrar essa diversão para todo mundo”, afirmou.
Entre os destaques da festa estava Amanda Matos, de 18 anos, escolhida como princesa do bloco. Caracterizada como uma personagem de conto de fadas, ela desfilou em um triciclo adaptado, decorado como uma carruagem inspirada na Cinderela. O veículo, além de lúdico, também oferecia mais conforto e proteção.

Pai de Amanda e idealizador do projeto Meu Sorriso, Fred Matos ressaltou a importância de espaços mais acolhedores para famílias atípicas durante a folia. “É sempre importante ter um ambiente mais tranquilo para viver o Carnaval com a nossa filha. A carruagem, além de ser um adereço, funciona como proteção. Ela abafa um pouco o som, é bonita e aproxima as crianças. Isso tudo cria um ambiente favorável. E, acima de tudo, estamos felizes”, relatou.
+ Justiça derruba decisão que garantia a Daniela abrir desfile na Barra
Parceiro da Sempre, o projeto Meu Sorriso disponibiliza bicicletas e veículos adaptados, possibilitando que pessoas com deficiência pratiquem atividades físicas e vivenciem momentos de interação com suas famílias.
Autoridades municipais também acompanharam o desfile, como a secretária de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordelo, e o subprefeito da Prefeitura-Bairro Centro/Brotas, Alan Muniz. Animada com a estreia do bloco, a secretária destacou a relevância da ação. “O Carnaval de Salvador tem inclusão. É muito lindo ver nossas crianças alegres, com suas famílias na rua. Estamos aqui para prestigiar esse momento”, afirmou.
Mapa indica entradas oficiais para os circuitos do Carnaval de Salvador
A Polícia Militar da Bahia divulgou um mapa interativo que reúne os 53 portais de acesso aos circuitos oficiais do Carnaval de Salvador, Osmar (Campo Grande), Dodô (Barra-Ondina) e Batatinha (Pelourinho). A ferramenta digital permite que o folião identifique o ponto de entrada mais próximo e planeje o trajeto antes mesmo de sair de casa.
Além da localização dos portais, o mapa também sinaliza áreas com bloqueios e orienta sobre rotas alternativas, ajudando a evitar congestionamentos e longas filas. A recomendação é consultar previamente o portal indicado, especialmente nos horários de maior fluxo de público, para garantir uma chegada mais tranquila à festa.
MPBA exige correções em camarotes acessíveis de Cajazeiras e Periperi
O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) realizou, na manhã desta sexta-feira (13), uma vistoria nos Camarotes Acessíveis instalados para o Carnaval nos bairros de Cajazeiras e Periperi. Durante a inspeção, foram identificadas irregularidades que precisam ser corrigidas com urgência, considerando que a abertura dos espaços está prevista para este sábado (14), às 17h30, em Periperi, e às 19h, em Cajazeiras.

A ação foi acompanhada pela promotora de Justiça Ana Rita Nascimento e por uma equipe técnica formada por Nathalia Queiroz (assessora jurídica), Rubem Paulo Patury (engenheiro civil), Marina Campos (arquiteta), Janary Santos (assistente social) e Roberta Chaves (psicóloga).
Troféu Aratu Folia abre votação para eleger a música do Carnaval 2026
Todo ano é a mesma expectativa, qual será a música que vai marcar o Carnaval de Salvador? Para celebrar os maiores sucessos da folia, o Aratu On lança o Troféu Aratu Folia, que vai premiar a canção mais popular da edição 2026, e quem decide o vencedor é o público.
A votação segue aberta até o dia 15 de fevereiro, domingo de Carnaval, quando será divulgado o resultado. Até lá, os foliões podem participar da enquete e escolher o hit que vai embalar a festa.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).