Auxílio Gás de dezembro começa a ser pago nesta quarta-feira; confira

Pagamentos do Auxílio Gás de dezembro seguem o calendário do Bolsa Família e vão até o dia 23

Por Ananda Costa.

O Auxílio Gás de dezembro começou a ser pago nesta quarta-feira (10) para os beneficiários do Cadastro Único (CadÚnico) com NIS final 1. O valor do repasse é de R$ 110 e segue o cronograma do Bolsa Família, com depósitos previstos até 23 de dezembro para os inscritos com NIS final 0.

Programa Gás do Povo. Foto: Ricardo Botelho/MME

Têm direito ao auxílio as famílias cadastradas no CadÚnico que possuam ao menos um membro beneficiário do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O programa, previsto para durar até 2026, atende 4,4 milhões de famílias neste mês e garante o pagamento de 100% do preço médio do botijão de 13 kg, conforme estabelecido após a Emenda Constitucional da Transição, aprovada em 2022.

Gás do Povo: saiba como funciona o acesso ao gás de cozinha

Foto: Flickr

O Ministério de Minas e Energia (MME) deu início em novembro à operação nacional do Programa Gás do Povo, que garante a recarga gratuita do botijão de gás de cozinha (GLP 13 kg) para famílias em situação de vulnerabilidade social.

Todo o processo para acessar o benefício é gerido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e pelo Ministério de Minas e Energia (MME), e será operacionalizado pela Caixa e pela DataPrev.

O programa vai oferecer gratuidade na recarga do botijão de gás de cozinha (GLP) de 13 kg, em revendas credenciadas para mais de 15 milhões de famílias brasileiras, beneficiando cerca de 50 milhões de pessoas – o triplo de atendimentos em relação ao programa anterior.

A iniciativa busca diminuir o efeito do preço do gás de cozinha para as famílias de baixa renda, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), com renda per capita mensal menor ou igual a meio salário-mínimo, priorizando os beneficiários do Programa Bolsa Família.

No modelo anterior, o benefício era repassado em dinheiro. Agora, será oferecida a gratuidade na recarga do botijão. Assim, o Governo do Brasil assegura que a política cumpra efetivamente a missão de proteger as famílias mais vulneráveis, garante a redução da exposição à fumaça da lenha e a proteção da saúde das famílias.

LEIA MAIS: Salvador lança site do PDDU para ampliar informação e participação social

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.