Gracyanne Barbosa cursou Direito na UFRJ? Cartaz desmente musa fitness
Cartaz na UFRJ diz que é 'fake' que Gracyanne Barbosa tenha cursado Direito na instituição
Por Da Redação.
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) negou que a musa fitness Gracyanne Barbosa, ex-participante do BBB 25, tenha estudado ou se formado em Direito pela instituição. A informação foi divulgada em um cartaz afixado na Faculdade Nacional de Direito (FND), no Centro do Rio, conforme noticiado pelo site Extra.
O comunicado, elaborado pelo Núcleo de Documentação e Memória Arquivística da universidade, foi exposto na última quinta-feira (17) ao lado do gabinete da direção da FND. Intitulado "FATO OU FAKE?", o aviso informa: "É FAKE que Gracyanne Barbosa (Gracyanne Jacobina Barbosa Vieira), modelo de fisiculturismo, personalidade de televisão, empresária e ex-dançarina, foi aluna da Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FND/UFRJ). Sem registro no SIGA (Sistema Integrado de Gestão Acadêmica)."
Ainda segundo o texto, não há qualquer pasta discente em nome da musa fitness, nem registros nos diários de aula entre os anos de 1999 e 2010. "Sem pasta discente no arquivo: sem registro nos diários de aulas (consultados: 1999 - 2010). FAKE", finaliza o aviso.
Ao Extra, a direção da FND confirmou oficialmente que não há registros de matrícula ou de diploma em nome de Gracyanne Barbosa. "Todos os alunos possuem uma pasta discente (documentos físicos), o que ocorre desde 1891. No caso dela, não existe esse registro. Também não há registro no SIGA. Especialmente para quem alega ter concluído o curso em 2006, deveria haver, ao menos, um processo registrado como Registro de Diploma. Infelizmente, não procede a informação divulgada há bastante tempo na mídia de que Gracyanne Barbosa seria formada pela FND", declarou o servidor responsável.
Gracyanne já havia afirmado em diversas entrevistas e durante sua participação no BBB 25 que se formou em Direito pela UFRJ em 2006, após sair do Mato Grosso do Sul para tentar a vida no Rio de Janeiro. "E eu passei em primeiro lugar. Tinha até uma foto minha lá. Eles fazem camiseta, eu já fui lá visitar. Bem maneiro mesmo, tenho muito orgulho", disse ela no programa.
Em 2018, a influenciadora chegou a ser homenageada por alunos do curso de Direito da UFRJ, que a incluíram nas camisetas do centro acadêmico como “Ilustríssima”, ao lado de nomes como Clarice Lispector, Vinicius de Moraes e Jorge Amado.
Cabe ressaltar que a falsa declaração de formação acadêmica pode configurar o crime de falsidade ideológica, conforme o artigo 299 do Código Penal.
Gracyanne ainda não se manifestou publicamente sobre a situação.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).