Atriz Émilie Dequenne morre aos 43 anos na França
A atriz belga Émilie Dequenne era conhecida por sua atuação premiada no filme "Rosetta" (1999)
Por Da Redação.
A atriz belga Émilie Dequenne, conhecida por sua atuação premiada no filme "Rosetta" (1999), morreu aos 43 anos no domingo (16), em um hospital na capital francesa, Paris. A informação foi confirmada pela agência de notícias AFP.
Em outubro de 2023, a atriz havia revelado o diagnóstico de um câncer raro na glândula suprarrenal (carcinoma adrenocortical), que afeta as glândulas adrenais, localizadas acima dos rins.
Carreira consagrada aos 18 anos
Nascida em 1981, Émilie Dequenne ganhou destaque internacional ainda jovem, aos 18 anos, ao interpretar a protagonista do filme "Rosetta", dos irmãos Jean-Pierre e Luc Dardenne. O drama, exibido no Festival de Cannes, um dos mais prestigiados do cinema mundial, retrata a história de uma jovem que vive em um trailer com a mãe alcoólatra e luta desesperadamente por um emprego para escapar de sua realidade precária.
Por sua atuação, Dequenne recebeu o prêmio de Melhor Atriz em Cannes, dividindo a honra com a também belga Séverine Caneele, de "A Humanidade" (1999). "Rosetta" também conquistou a Palma de Ouro, o principal prêmio do festival. Os irmãos Dardenne venceriam novamente a Palma de Ouro em 2005, com o filme "A Criança".
Luc Dardenne, um dos diretores de "Rosetta", prestou homenagem à atriz em entrevista à rádio France Info. "Ela era muito jovem, com muitas coisas ainda para realizar", disse. "Atuar era a vida dela. Era uma atriz que podia fazer muitas coisas e era amada pelas pessoas. Era intuitiva, mas trabalhava bastante, amava trabalhar, recomeçar, encontrar algo novo, e nós amávamos isso também", completou.
Trajetória diversificada no cinema
Ao longo de sua carreira, Émilie Dequenne acumulou mais de 60 créditos em filmes de diversos gêneros, incluindo o terror "O Pacto dos Lobos" (2001), o suspense de espionagem "Quebra de Conduta" (2013), a comédia romântica "Não É Meu Tipo" (2014) e o drama "Close" (2022).
A atriz também recebeu reconhecimento por outros trabalhos. Em 2012, concorreu ao prêmio de Melhor Atriz na mostra Um Certo Olhar (Un Certain Regard), em Cannes, por sua atuação em "Perder a Razão". Além disso, foi indicada cinco vezes ao César, o principal prêmio do cinema francês, vencendo na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante por "Amores Infiéis" (2020).
Com informações do SBT News
LEIA MAIS: Maria Bethânia se irrita após falhas técnicas em show: ‘Me respeitem’
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).