Atriz Émilie Dequenne morre aos 43 anos na França

A atriz belga Émilie Dequenne era conhecida por sua atuação premiada no filme "Rosetta" (1999)

Por Da Redação.

A atriz belga Émilie Dequenne, conhecida por sua atuação premiada no filme "Rosetta" (1999), morreu aos 43 anos no domingo (16), em um hospital na capital francesa, Paris. A informação foi confirmada pela agência de notícias AFP.

Émilie Dequenne ganhou prêmio de melhor atriz em Cannes pelo filme

Em outubro de 2023, a atriz havia revelado o diagnóstico de um câncer raro na glândula suprarrenal (carcinoma adrenocortical), que afeta as glândulas adrenais, localizadas acima dos rins.

Carreira consagrada aos 18 anos

Reprodução/Instagram

Nascida em 1981, Émilie Dequenne ganhou destaque internacional ainda jovem, aos 18 anos, ao interpretar a protagonista do filme "Rosetta", dos irmãos Jean-Pierre e Luc Dardenne. O drama, exibido no Festival de Cannes, um dos mais prestigiados do cinema mundial, retrata a história de uma jovem que vive em um trailer com a mãe alcoólatra e luta desesperadamente por um emprego para escapar de sua realidade precária.

Por sua atuação, Dequenne recebeu o prêmio de Melhor Atriz em Cannes, dividindo a honra com a também belga Séverine Caneele, de "A Humanidade" (1999). "Rosetta" também conquistou a Palma de Ouro, o principal prêmio do festival. Os irmãos Dardenne venceriam novamente a Palma de Ouro em 2005, com o filme "A Criança".

Luc Dardenne, um dos diretores de "Rosetta", prestou homenagem à atriz em entrevista à rádio France Info. "Ela era muito jovem, com muitas coisas ainda para realizar", disse. "Atuar era a vida dela. Era uma atriz que podia fazer muitas coisas e era amada pelas pessoas. Era intuitiva, mas trabalhava bastante, amava trabalhar, recomeçar, encontrar algo novo, e nós amávamos isso também", completou.

Trajetória diversificada no cinema

Ao longo de sua carreira, Émilie Dequenne acumulou mais de 60 créditos em filmes de diversos gêneros, incluindo o terror "O Pacto dos Lobos" (2001), o suspense de espionagem "Quebra de Conduta" (2013), a comédia romântica "Não É Meu Tipo" (2014) e o drama "Close" (2022).

A atriz também recebeu reconhecimento por outros trabalhos. Em 2012, concorreu ao prêmio de Melhor Atriz na mostra Um Certo Olhar (Un Certain Regard), em Cannes, por sua atuação em "Perder a Razão". Além disso, foi indicada cinco vezes ao César, o principal prêmio do cinema francês, vencendo na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante por "Amores Infiéis" (2020).

Com informações do SBT News

LEIA MAIS: Maria Bethânia se irrita após falhas técnicas em show: ‘Me respeitem’

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.