Assessoria de Milton Nascimento esclarece polêmica no Grammy
A ausência de Milton Nascimento se deu após o cantor, de 82 anos, ter sido colocado em uma área fora do espaço destinado aos indicados
Por Lucas Pereira.
A assessoria do cantor Milton Nascimento informou, por meio de nota, o que motivou a ausência do cantor na cerimônia do Grammy 2025, ocorrida neste domingo (2), em Los Angeles. Diferente do que circulou nas redes sociais, “Bituca” não foi barrado no evento, mas teria optado por não participar da premiação.
Segundo a assessoria de Milton Nascimento, a decisão de não ficar para a premiação foi tomada em conjunto com o artista. Foto:Instagram/@miltonbitucanascimento
Toda a polêmica se desenrolou após o cantor não ter sido colocado na parte principal do salão onde ocorre a premiação do Grammy. A atitude partiu da organização do evento, que destinou ao cantor, que possuí 82 anos, um lugar na arquibancada superior do espaço, algo que desagradou a assessoria de Milton, que concorreu na categoria “Melhor Álbum Vocal de Jazz”, com o disco “Milton + Esperanza”, feito com a musicista norte-americana Esperanza Spalding.
Segundo a assessoria de “Bituca”, a justificativa dada pela produção para a alocação do brasileiro em outro setor, longe da área VIP, foi que só ficariam nas mesas quem eles queriam que aparecesse “no vídeo”.
“Um dia antes, quando observamos os convites, constatamos que a Academia havia destinado um lugar para Esperanza, artista com quem Milton divide o disco indicado, nas mesas, entre os artistas principais ali presentes, enquanto destinaram para a lenda brasileira um lugar na arquibancada, desconsiderando não só toda a sua trajetória e prestígio em todo o mundo, como a sua idade avançada e impossibilidade de subir ou descer escadas. Quando questionados pela equipe de Esperanza, [os produtores] alegaram que ficariam nas mesas apenas os artistas que eles queriam no vídeo”, diz a postagem.
Dessa forma, a assessoria de Milton Nascimento afirmou que “tendo em vista a carreira vitoriosa, o reconhecimento e o respeito conquistado [...] optamos pela ausência dele na cerimônia principal. Obrigado por todo o apoio, carinho e preocupação que todos estão nos dedicando.”.
Esperanza também havia se manifestado em favor de Milton, discordando da decisão do Grammy em retirar o cantor da área principal de convidados. "Estou brava porque essa lenda viva não foi considerada importante o suficiente para sentar entre os principais artistas, ou como quer que as mesas no andar principal sejam organizadas. Então, tive que trazê-lo comigo", explicou. A cantora ainda que levou uma foto de Milton para a mesa, com a frase "Essa lenda viva deveria estar sentada aqui".
Esperanza Spalding com uma foto de Milton Nascimento na mesa do Grammy. Foto:Instagram/@esperanzaspalding
O álbum "Milton + Esperanza" perdeu a premiação, sendo derrotado pelo trabalho “A Joyful Holiday”, da cantora americana Samara Joy.
LEIA MAIS: Esposa de Kanye West é detonada por Mc Mirella após 'nude' no Grammy
Siga a gente no Insta, Facebook e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).