Ana Paula Minerato é suspeita de praticar racismo nas redes sociais: 'Empregada do cabelo duro'
Viralizou nas redes sociais supostos áudios racistas de Ana Paula Minerato sobre a cantora negra Ananda, da banda Melanina Carioca
Fonte: Ananda Costa
A Ouvidoria da Coordenadoria de Políticas para a População Negra (CPPN) abriu nesta segunda-feira (25) um processo para apurar o suposto vazamento de um áudio nas redes sociais com ataques racistas feitos pela modelo Ana Paula Minerato contra a cantora negra Ananda, da banda Melanina Carioca.
Em áudios que viralizaram nas redes sociais, com fala supostamente atribuída à modelo, ela estaria em uma conversa com o namorado, chamando a cantora Ananda de "empregada do cabelo duro" e de "neguinha", a qual teria mãe ou pai vindo da África.
"Empregada do cabelo duro. Você gosta de cabelo duro? Não sabia que você gostava de mina com cabelo duro. Você gosta de mina com cabelo duro? Cabelo duro você gosta? Você gosta de mina de cabelo duro, de neguinha? Você gosta de neguinha? Porque isso aí é neguinha, né. Alguém ali o pai ou a mãe veio da África", diz no áudio.
Suposto áudio de Ana Paula Minerato é vazado nas redes sociais: 'Empregada do cabelo duro' pic.twitter.com/AKi5AKMLuT
— Aratu On (@aratuonline) November 26, 2024
Após a circulaçã dos áudios, a modelo foi desligada de todas as atividades da escola de samba "Gaviões da Fiel" e da emissora Band, no qual apresentava um programa diário desde 2018 na rádio Band FM.
Até o momento, nem a modelo e nem sua equipe de advogados se pronunciou sobre o ocorrido. Na noite de ontem, a mãe da artistas, Sylvia Minerato, publicou uma foto da filha do hospital e informou que nesta terça-feira (26) ela iria se pronunciar sobre o ocorrido.
"Sei que todos estão aguardando um pronunciamento, mas minha filha está sem condições de falar qualquer coisa nesse momento. Amanhã ela vai se pronunciar e esclarecer tudo. A verdade vai aparecer e faremos justiça. Internet não é é terra sem lei", contou em legenda.
Pronunciamento Melanina Carioca
A banda Melanina Carioca emitiu uma nota de repúdio contra a modela e informou que todos os integrantes do grupo são contra qualquer ato de racismo e que este tipo de ato não deve ter espaço na música, no movimento ou na sociedade.
"Nós, do grupo Melanina Carioca, vimos a público manifestar nosso mais profundo repúdio a um ato de racismo sofrido por nossa integrante Ananda, que foi alvo de falas absolutamente inaceitáveis proferidas pela ex-panicat Ana Paula Minerato, que vazaram nas redes sociais. Nesse áudio, palavras de ódio e intolerância são dirigidas à Ananda, um episódio de discriminação que é, infelizmente, apenas um reflexo de uma realidade cruel enfrentada por muitas pessoas negras todos os dias.
A situação se torna ainda mais lamentável, pois, no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, o grupo Melanina Carioca lançou sua mais nova música, uma celebração da cultura negra e da luta contra o racismo. Não podemos deixar de notar que, nesse momento de comemoração e conscientização, nossa arte se torna alvo de um ataque tão vergonhoso.
Deixamos claro que o Melanina Carioca e todos os seus integrantes são contra qualquer ato de racismo e repudiam com veemência atitudes como as que foram divulgadas. O racismo não tem espaço em nossa música, em nosso movimento ou em nossa sociedade.
A Ananda, que soube do ocorrido pelas redes sociais, após o áudio ser exposto, está recebendo o apoio e o carinho de todos nós, e, principalmente, da comunidade negra que luta por respeito e igualdade. Agradecemos profundamente a cada fã e a cada mensagem de solidariedade e apoio que temos recebido nesse momento. É fundamental que, como sociedade, continuemos a combater o racismo em todas as suas formas, com união e coragem.
Seguimos firmes, com mais força e união do que nunca, em nossa luta e em nossa arte. O racismo não nos calará.
Atenciosamente, Melanina Carioca"
LEIA MAIS: Influenciadora se retrata após chamar baianos de sujos e preguiçosos
Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Para denúncias ou sugestões de pauta, mande um WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!